1º Passo - Automação de luzes

Bom dia,

Venho a seguir este fórum/grupo de facebook há algum tempo e estou decidido em começar também a automatizar algumas coisas em casa.

Como primeira ideia, quero começar com algo básico e que me parece que já terá algum investimento ainda assim.

Configurar o HA num raspberry (já tenho) e começar por colocar sonoffs ou shellys em todos os interruptores de luz em casa de forma a conseguir controlar remotamente tudo o que é iluminação.

Algumas questões que tenho tido e que me levaram a ainda não ter começado.

Começando pela mais importante:
O risco de incêndio da casa toda deve ser considerado ou é uma hipótese bastante remota?
Os shellys 1 cabendo na caixa do interruptor são suficientes?
São a melhor opção ou existe algum equipamento mais adequado para o efeito?
Exige soldagem para conseguir trabalhar com eles na minha própria cloud sem ter os meus dados expostos algures na internet?
Conseguirei controlar as luzes também de forma manual caso por algum motivo perca o acesso aos equipamentos?

Por ultimo, vi um video onde explicam passo a passo a instalar um a nivel de fios, no entanto, pouco ou nada percebo de electricidade e estava a pensar desligar o quadro, montar e testar. Acham seguro ser eu mesmo a começar na aprendizam ou deverei pedir a um electricista que me dê umas “lições básicas” antes?

Peço desculpa desde já pelo testamento e se estão aqui muitas perguntas básicas ou até sem sentido.

Cumprimentos.

Se forem bem instalados e segundo os parâmetros têm um risco tão grande como outro equipamento qualquer. Não esquecer que os equipamentos têm limites (normalmente 5A).

Se couberem não precisas de mais nada além dos interruptores mas esses já la devem estar… :wink:

Depende dos equipamentos mas é relativamente fácil flashar sem soldar.

É para isso mesmo que os interruptores servem, a não ser que vás instalar Sonoff Touch ou T1.

Mexer em electricidade não é uma brincadeira nem algo que se deva levar de animo leve! A electricidade mata…

A morte é mesmo o pior que pode acontecer mas convém não esquecer que até um simples curto-circuito pode provocar um incêndio com consequências imprevisíveis e que, a não ser que mores sozinho num sitio isolado, outras pessoas (família incluída) podem sofrer com o teu acto.

Se não sabes instalar isso e tens duvidas, o melhor será pedires a alguém que saiba ou a um profissional devidamente encartado.

Desde já agradeço imenso as respostas.
Sei que eram bastantes perguntas e que provavelmente algumas seriam bastante básicas, mas estando a começar, quero mesmo fazer sem atalhos e da melhor maneira.

Sendo assim, os Shelly 1 chegam para o que pretendo, certo? Pergunto isto porque sei que há mais equipamentos como os do BH ou os sonoff e existem também com diferente “amperagem”.

Quanto a flashar, qual a real vantagem neste caso dos interruptores?? É a possibilidade de trabalharem na minha rede sem sair para o exterior?

Por ultimo, algum electricista no fórum recomendado para me fazer o trabalho? Vou encomendar 1 unidade para já só para me ir “ambientando” ao equipamento e depois sigo com o resto dos interruptores.

Abrç e obrigado mais uma vez.

Os Shelly são o suficiente para a iluminação mas atenção à utilização em grupos de lâmpadas. A soma de todas as lâmpadas do grupo não pode ultrapassar a capacidade do relé.

Quanto às vantagens de flashar dou-te apenas duas: os teus dados não saem fora da tua rede e em alguns equipamentos tens funções extra. Mas penso que a primeira faz esquecer todas as outras que pudesse escrever…

@JPJDLV esqueci de referir mas todos os equipamentos para controlo de iluminação precisam de neutro no interruptor para funcionar e será sempre necessário passar um fio extra da caixa de distribuição para o interruptor.

Mas eu ao colocar 1 relé shelly por lampada, é mais que suficiente certo?

Existem 2 localizações onde tenho um interruptor para + que uma lampada.

Sala tenho um interruptor que liga um 1 projector com 4 lampadas (não sei a amperagem de nenhuma mas consigo ver pois ainda tenho a caixa delas;

Cozinha tenho um interruptor para 2 candeeiros e 2 lampadas.

Então devo fazer as contas à amperagem total que o interruptor controla e verificar se neste caso passam os 15A do Shelly 1.Se passar (talvez na sala passe), tenho de adquirir um com mais amperagem.

É isto?

Sim mas dificilmente tens problemas desses com o Shelly 1 porque dá até 3500W.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade