Weather Platform - IPMA

Brutal!

thanks @dgomes

Capturar

1 Curtiu

@dgomes antes de mais peço desculpa por ainda não te ter felicitado por mais um excelente componente em prol da comunidade…
Funciona muito bem, contudo pergunto-te se é possivel extrair logo a informação em PT para o HA.

Pergunto-te isto porque em termos de automações , TTS ou escritas iriamos ter que andar a criar sensores template.

O que queres dizer com informação em PT ?

O meu componente só saca valores :slight_smile: depois é o sistema interno do HA que processa os parâmetros e faz traduções (assim como UI)

@dgomes estou a falar da propria lingua do componente.

Exemplo no darksky para a informação aparecer em PT no Ha temos que definir o parametro language: pt

- platform: darksky
  api_key: !secret api_key_darsky
  language: pt 

Se não o fizermos, irá aparecer tudo em inglês, como aparece agora no teu componente.
Não sei se me fiz entender, pois também não se consigo explicar de outra forma pois não sei como isso é feito.
Mostro-te como aparece no dark:

Como vês a partir daí conseguimos obter os valores todos em Português é isto que me refiro.

@dgomes Acho que o Rodolfo está a falar dos atributos que passam para o HA. Como tens as variáveis definidas em inglês, o que aparece no HA é o nome da variável e o valor:

Capturar

Certo @RodolfoVieira ?

EDIT: depois de ver o post do Rodolfo, ele está a falar dos states. Mas aplica-se o mesmo que para os atributos.

@tmarquespt não sei como é o nome técnico que se dá a isso, mas sim acho que ele já entendeu.

@dgomes @RodolfoVieira

Não conheço o código do darksky, mas terias de alterar (ou mascarar) o nome das CONDITION_CLASSES para as várias linguas? De modo a aparecer esse “valor” no HA

@RodolfoVieira, @tmarquespt

Coisas diferentes… voces estão a ver componentes sensor do darksky… eu desenvolvi a componente weather para o IPMA.

É possivel tb desenvolver sensores com essa informação, mas é uma coisa completamente diferente

Os nomes dos atributos são definidos sempre em ingles, pois são a chave primaria para o UI ir buscar dados.

@dgomes eu quando falei do darksky so te estava a dar um exemplo , do que eu te estava a perguntar se daria para fazer.
Pois eu uso serviço TTS, para me dizer o estado do tempo de manhã, e se eu usar de momento o teu componente… oiço por exemplo SUN em vez de Sol, rain em vez de chuva por ai vai… eu acho que já entendeste onde quero chegar, so te estava a perguntar se é possível se for óptimo se não for temos que mascarar esses valores com templates que dá mais trabalho.

O que me estas a pedir precisa de ser feito internamente no HA, não depende do meu component weather, tem q ser por iniciativa da equipa faz localização, traduzir.

O que posso fazer é desenvolver outro componente agora do tipo sensor (como é o darksky que me mostraste) que dê a informação descritiva do tempo em português ou inglês (é o que a API que estou a usar fornece)

As interfaces gráficas são diferentes… o weather é a caixinha all-in-one, os sensor teem que ser agrupados num grupo.

Obrigado pela informação, Diogo mas nota que eu não te estou a pedir nada, estava a perguntar apenas se dava para fazer, agora já entendi que dá e como as coisas funcionam, eu pensava que a informação em Português dependia apenas e somente do componente, e não que envolveria o Ha pelo meio.
Como te disse, para quem gosta de usar tudo em Português isso seria uma mais valia. No entanto apenas para visual está óptimo porque já aparece a info no Front End em Português.

Por aqui não me parece esteja a funcionar:

configuration.yaml:
    weather:
      # - platform: yweather
      # - woeid: 736585
      - platform: ipma

O script na pasta /custom_components/weather com em chmod 755 e permissões para o homeassistant e não me aparece:

se for ao log do HA tenho isso, espero ajudar:

como é que guardaste o ficheiro ipma.py ?

(o mesmo está desformatado <- razão para o erro)

@ricain, selecciona o texto que queres passar a codigo e clica no icone </>. Acho que tens ai um erro no espaçamento

@j_assunção: eu tenho usado isso mas não fica as vezes e as vezes edito e não funciona… (já editei 4x…)

@dgomes: podes ser sim. Fiz de maneira diferente agora.

Acabei de actualizar o codigo :slight_smile:

Tenta:

{{ state_attr('weather.nome_da_estacao', 'description') }}

Já consegui… mas aqui aparece Braga e sou de Guimarães :angry: (detesto Braga)

A latitude e longitude no HA estão correctos.

Duvida: É possível recuperar a temperatura para inseri-la num grafico?

1 Curtiu

Epa :slight_smile: !

Estou a fazer as contas e ficas mais perto da estação meteorológica de Braga do que de Guimarães :smiley:

Vou ver o que se pode arranjar…

Sim é um atributo podes usar para criar um sensor.template

Hmm… Não ha estação meteo em Guimarães…

O nome que aparece é da estação, não do local onde estás…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade