Tomada Zigbee Router

Como pretendo ter vários sensores de porta/janela e também de temperatura e humidade, optei por usar sensores zigbee. Já comprei e tenho instalada a ConBee II. E a funcionar alguns sensores.
Acontece que já percebi que para o funcionamento com mais sensores manter o excelente desempenho vou necessitar de routers zigbee.
Para mim está fora de questão usar lâmpadas zigbee, pois quero manter a funcionalidade “física” dos interruptores.
Em relação a estores uso Shelly 2.5, e em relação aos interruptores também quero usar Shelly (1 ou 2.5).
O que sobra?
Colocar um dispositivo router zigbee nas tomadas elétricas (no interior, não quero plugs).
Assim ficaria com a dupla funcionalidade de ser router zigbee e ter controlo on/off. Mas também gostaria que medissem consumo.

Ou seja, o que eu queria era um Shelly 1PM, mas “em versão zigbee” :slight_smile:
Teria de ser 16A.

Esta minha pretensão é descabida?
É uma solução parva?
Agradeço também comentários nesse sentido.

Alguém conhece um bom que me possa aconselhar?
Estou farto de procurar mas fico sempre com a ideia de que poderá haver melhor…

O que me pareceu resolver o meu problema:
ZigBee Socket Tuya Módulo Interruptor

Eu comprei algumas tomadas inteligentes de vendedores no Ali Express. Os primeiros 5 que comprei foram classificados para 16 Amps e tinham funções de medição. Havia alguns problemas com alguns destes soquetes desligando o aparelho aleatoriamente. Mais tarde recebi outros 5 que foram classificados para 20 Amps, mas não tinha notado que não incluíam medição quando os encomendei. Nenhum desses tomadas inteligentes de 20 Amps tinha o problema de desconectar o aparelho. Nenhum destes soquetes parece ter uma marca, eles apenas dizem Tuya, o que eu acredito que isso significa que eles foram desenvolvidos usando ferramentas Tuya e devem ser compatíveis com o Tuya Smart Life.

Isso dito dessa maneira é dificil de apurar se é necessário ou não. Porque dizes isso? a tua casa é grande ? tens mais que um piso?

Se o sinal de facto não te chegar à conbee onde queres os sensores vais mesmo que ter que reforçar a rede zigbee inevitalvemente com ajuda de devices ligados a 230v.

Existe possibilidade de usares na mesma um interruptor fisico, para desligares e ligares uma lampada zigbee sem teres que lhe cortar a corrente, (não tenho a certeza se os shellys por exemplo com o firmware original permitem isso) é uma questão de te informares no discord ou esperar que alguém leia isto e que saiba para te dar uma resposta. Tasmota (firmware) alternativo sei que dá.

A ideia de reforçares a rede com essas tomadas que falas não é descabida, mas atenção alias muita atenção ao que vais lá ligar depois. Aquecedores, fornos, secadores de cabelo… ou seja tudo o que for equipamentos de alto consumo por favor tem cuidado…
Dizer numa etiqueta que é 16A não quer dizer que seja de todo verdade.

Edit: Confirmei junto da comunidade e consegues fazer o que te dizia também com o shelly caso tenhas o firmware actualizado… podes fazer isso na aplicação.
Lê mais aqui: https://community.home-assistant.io/t/shelly-detached-switch/215079/2

Boa solução!
Obrigado!

Na continuação do que disseste acima já me posso desenrascar com as lâmpadas zigbee.
Portanto, achas que poderei confiar num Shelly 1PM para aquecedores, fornos, etc.?
Embora ainda assim preferisse que fossem zigbee, essencialmente para não sobrecarregar o wi-fi…
Existe alguma marca que consideres de confiança para isso?

Não te poderei influenciar na compra de qualquer equipamento para usares em aquecedores, fornos etc…
Acho algo demasiado perigoso, se queres fazer medição apenas usa equipamentos tipo pzem…tens aqui um exemplo zigbee barato.
Considera isso como um alerta… mas usar podes usar é por tua conta e risco.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade