Problemas na instalação do Hass.io

Bom…isto não está a correr nada bem logo para começar…
Comprei o Raspberry PI 3 B+, e todos os acessórios como aconselhado.
Fiz todos os procedimentos e coloquei o cartão SD no RPI, mas quando tento aceder a http://hassio.local:8123/ , não acede…dá erro…:pensive: só a mim…

Só uma nota: não executei o Ponto 4 do Manual porque não encontrei a dita drive ou ficheiro…
https://cpha.pt/guias-instalacao/hass-io

A drive chama-se hassos-boot e fica aqui um print:

Partindo do pressuposto que tens o pi ligado com cabo de rede, tenta aceder pelo ip e não pelo nome. Tipo http://xxx.xxx.xxx.xxx:8123/

Podes utilizar o fing (para android) e verificar o ip atribuído.

Caso não consigas solucionar o problema, segue este tutorial:

@mqdias sugiro que sigas este tutorial.

Olá @Luis_Andrade,

Não sei como descobrir o IP com essa aplicação…o IP que supostamente deveria encontrar é o do RPI, certo?
Talvez acedendo ao router o consiga, não?

@RodolfoVieira

Obrigado pela ajuda e pela dica. No entanto, confesso que estou um pouco desiludido, porque pense que a instalação fosse um processo simples, o que não está a acontecer. Esse processo que indicaste parece-me bastante mais complicado e tem alguns pontos que me criaram dúvidas por não ter o nível que se calhar seria exigível.

Não há mesmo forma de re-instalar isto de forma mais simples…? Será que houve algum problema?

Confesso que depois de gastar 70€ nisto tudo e à 1ª estar a ter estes problemas, me deixa bastante desapontado…enfim…

Agradeço alguma dica adicional e obrigado pela ajuda, como é lógico.

Abc

Calma @mqdias. Realmente entrar neste mundo parece mais simples do que o que é. Mas rapidamente começa a melhorar. :slight_smile: Não desistas.

Para descobrires o IP do teu hassio na rede podes usar o software Advanced IP Scanner.

Gratuito e fácil de usar. Rapidamente chegas ao IP e já tiras a duvida se ficou tudo bem instalado ou não.

Obrigado @dcnilas11,

Já agora só mais uma questão: estava a seguir o tutorial aqui do CPHA, mas apercebi-me que a versão poderia não ser a mais actual e fui ao site https://www.home-assistant.io/hassio/installation/ e fiz download da versão RPI 3 B+ 32 bit já que dizia que era a recomendada. Entretanto verifiquei que o RPI é de 64 bits. Será que deveria ter usado a versão de 64 bits? Pode ser este o problema?

Obrigado. Logo, em casa, farei o que recomendaste.
Abc

Normalmente esse não deve ser o problema.

Sendo o RPI de 64 bits, ou um PC que suporta x64, significa que podes instalar software de 64b, mas tambem podes instalar software de 32B sem problema.

O contrario é que já não. Se tens um equipamento de 32 bit, não podes instalar software de 64 bits.

Mas penso que deve ser só do IP. Porque quando o meu terminou a instalação, também só consegui aceder, colocando o IP no browser.

E se não definiste configuração de rede nenhuma, é preferivel ligares o RPI por cabo de rede.

Obrigado!
Sim, liguei por cabo de rede.

A versão recomendada é de 32 bits por haver pequenas partes do sw (principalmente addons) que não estão totalmente testadas ou que ainda não tem versão 64 bits.

O Pi deve ficar ligado por cabo de rede. Para descobrires o IP podes utilizar qualquer forma que sintas mais familiarizado ou as já aqui identificadas.

Se não sentes confortável com tutorial que o @RodolfoVieira apontou, não necessitas seguir o mesmo… é um forma de instalação que permite maior controlo para utilizadores mais avançados.

A instalação do hass.io deverá ser simples e linear. Algum constrangimento que estás a ter no momento pode ter origem em algum passo incorreto que estejas a dar… mas, como disse inicialmente, tenta aceder por IP.

Obrigado @Luis_Andrade :wink:

Antes ainda vou ter de resolver o problema do SD card…porque fiquei na dúvida se a versão usada era a correta, pus-me a re-instalar…asneira…aquilo cria várias partições e tive de ir ao gestor de discos apagar uma a uma e no final ficar só com uma e formatar…agora ao tentar usar o Etcher outra vez, logo no início dá um erro inesperado… só a mim… :upside_down_face:

O Etcher a mim também me deu problemas no inicio, pois não me gravava a imagem no SDCARD, estivesse ele formatado de que maneira fosse.

Depois fechei-o e em vez de o abrir normalmente, Executei como Administrador e resultou.

Ok, obrigado pela dica :wink:

Não necessitas eliminar as partições manualmente. O etcher faz isso automaticamente.

@Luis_Andrade

Basta então introduzir o cartão novamente e correr directamente o Etcher?

Sim, faz isso. O Etcher deve formatar o cartão todo para o usar da melhor maneira.

Se acederes à pagina do teu router, consegues ver que “aparelhos” estão ligados À rede e consequentemente o ip :slight_smile:

Boa noite pessoal,

Ora voltei a tentar a instalação outra vez e acho que continuo com problemas.
Este é o print do router onde de facto reconhece o Hassio:


No entanto, quando acedo ao endereço de IP, aparece o mesmo erro de ontem:

Têm alguma dica? Isso do IP dinâmico é para deixar assim?

Obrigado

Pronto malta, passado algum tempo, consegui aceder não por IP, mas por: hassio.local:8123.

Obrigado a todos, mas já consegui!!! :smile:

Vou dar este problema resolvido, mas o mais certo é vir daqui a nada a criar outro tópico qualquer…pressinto…:joy:

Ainda bem que resolveste isso.

Podes cá vir criar tópicos sempre que quiseres, o fórum serve para tirar duvidas a quem as tem!

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade