Problema a configurar Telegram

boa noite, é a primeira vez que tenho o notify.telegram configurado.
tenho esta config,

sensor:

  - platform: template
    sensors:
      batteryp10:
        friendly_name: Bateria
        value_template: "{{ state_attr('device_tracker.life360_aoliveira', 'battery') }}"
        unit_of_measurement: '%'
        device_class: battery

  - platform: template
    sensors:
      localp10:
        friendly_name: Localização
        value_template: "{{ state_attr('device_tracker.life360_aoliveira', 'address') }}"

automation:
  - alias: Desacelera
    trigger:
    - platform: numeric_state
      entity_id: device_tracker.life360_aoliveira
      value_template: ‘{{ state.attributes.speed }}’
      above: 120
      for:
        minutes: 1
    action:
    - service: notify.Telegram
      data:
        title: “Alerta De Velocidade”
        message: “Abranda”
        data:
          photo:
            url: https://bordalo.observador.pt/400x,q85/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2017/12/24093246/2370040_770x433_acf_cropped.jpg
            caption: "Alerta de Velocidade"

mas está a dar-me este erro:

root@HomeAssistant:~/.homeassistant# cat home-assistant.log 
2019-07-02 23:16:12 ERROR (MainThread) [homeassistant.config] Invalid config for [automation]: Service notify.Telegram does not match format <domain>.<name> for dictionary value @ data['action'][0]['service']. Got 'notify.Telegram'. (See /root/.homeassistant/packages/life360.yaml, line 19). Please check the docs at https://home-assistant.io/components/automation/
root@HomeAssistant:~/.homeassistant#

vai uma ajudinha?
Obrigado

@cafeoliveira, antes de mais peço-te que respeites o assunto dos tópicos. É prático ir colocando tudo no mesmo tópico, mas depois torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo. Isto faz também com que seja difícil pesquisar a melhor solução para os problemas. A regra é: Novo Assunto = Novo Tópico. Por esse motivo a tua pergunta foi movida para este novo tópico.

A mensagem de erro diz qual é o problema mas existem outros, além de não mostrares a configuração do próprio Telegram.

  1. As entidades NÃO PODEM ser utilizadas com maiúsculas pelo que notify.Telegram tem de passar para notify.telegram.

  2. Achas mesmo boa ideia enviar uma mensagem via Telegram, abrir a mensagem e lê-la enquanto estás em excesso de velocidade??

1 Curtiu

Eu já tive essa funcionalidade ativa, como tenho um smartwatch via a msg no relógio. Mas sinceramente depressa deixei de usar. Acho que é só mais uma coisa para te encher o Telegram de notificações e sem utilidade. Porque sempre que baixas da velocidade e depois voltas a subir estas sempre a receber notificações. Além disso tens o quadrante mesmo a tua frente. Mas se tiveres mesmo interesse posso-te passar o meu. Estava configurado para mandar msg sempre que excedesse a velocidade por mais de 5 mim.

Peço desculpa, por não colocar as minhas dúvidas no sítio certo…

Em relação ao ponto 2… Esta configuração já se encontra aqui na comunidade, apenas alterei o necessário…

Mas como nunca utilizei as notificações,… Isto já era um ponto para estender a outras automacoes…

A automação já cá estava mas como exemplo do que se pode fazer.

1 Curtiu

Boa noite… Já alterei para letra minúscula o notify telegram e já não aparece erro nenhum… Só que já lá vão alguns dias… E nunca recebi nenhuma notificação no tlm…

Altera o teu value_template para este. Só mudam as “”.

value_template: "{{ state.attributes.speed }}"

Boas… Já tenho id do telegram…

Agora aonde é que coloco este id?

Isso está aqui no fórum basta pesquisares.

telegram_bot:
  platform: polling
  api_key: !secret api_key_telegram
  allowed_chat_ids:
    - !secret chatid01
    - !secret chatid02

Caso uses nodered também está.
O que usas?

Não tenho nodered.
Em api key é o que? Aonde vou buscar isso?, no telegram?

@cafeoliveira se perderes um bocadinho a procurar no forum encontras varias informaçoes sobre o assunto


em cima no topo tens uma lupa é so escreveres la o que procuras…

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade