MadBlinds v2 - Como Controlares os estores eléctricos e "estimares" a sua posição (Desactualizado)

Sim, fala. Ou eu é que percebi mal… " A configuração do “module” no tasmota é a seguinte: (no caso de botões de pressão deves escolher button em vez de switch)" e depois também tem isto… " Depois, na consola, deves definir:
SerialLog 0
e, para botões que não sejam de pressão,
Switchmode1 2 e switchmode2 2" por isso fiquei um pouco confuso… Obrigado

@Maddoctor realmente o @maxcalavera tem razão no tutorial fala em usar button em vez de switch caso se use botões de pressã, caso entendas que isso tenha que ser removido, para não criar confusão por favor edita, e explica o porque.

têm razão, fala em button, mas não devia ser problema… @maxcalavera , põe aí o print da tua configuração do module, sem a lista aberta…

Amanhã posto isso pois agora não tenho o sonoff ligado. Mas amanhã já o ligo e faço isso. Muito obrigado pela atenção.

Viva. Usando o Espurna como ficaria a parete do código stop na cover:

        stop_cover:
      - service: mqtt.publish
        data:
          topic: 'cmnd/kitchendoor/Backlog'
          payload: 'POWER1 OFF; POWER2 OFF'

Não sei se o espurna tem um equivalente ao Backlog…

Obrigado.

Bom dia a todos.
Segui com sucesso o tutorial num Shelly2. Tenho tudo a funcionar, com excepção de uma questão já anteriormente reportada pelo @Ricardo_Santos na V1 deste tutorial (MadBlinds V1) e reportada neste vídeo.

De vez em quando, quando altero fisicamente no interruptor do “subir” para o “descer”, o que acontece é que o Relé do subir desliga-se, mas o Relé do descer apenas “pisca” e desliga-se logo de seguida.

Diretamente na interface do Homeassistant funciona tudo bem: o interlock do Tasmota faz o seu trabalho, e quando mudo de direção é realizada a inversão dos relés sem problema.

Já alguém se deparou com esta questão? E conseguiu resolver?

Que tipo de interruptor tens? Dos de pressão, dos que ficam na posição de forma independente (os “normais”) ou dos que, ao mudar um, o outro muda no sentido oposto?

Inversor de persiana EFAPEL (Ref. 21290)

Características:
10A - 250V~

  • Funcionamento como interruptor.
  • Proteção mecânica e elétrica contra duas ordens simultâneas.
  • Levanta automaticamente uma tecla ao pressionar a outra.

é aí mesmo que está o problema… O tasmota recebe duas ordens quase em simultâneo - uma para parar o rele por uma tecla e outro para activar o rele pela outra. Assim, uma ordem cancela a outra. Que switchmode estás a usar?

Configuração na consola do Tasmota:

pulsetime1 132
pulsetime2 131
setoption14 on
poweronstate 0
powerretain1 off
powerretain2 off
SerialLog 0
Switchmode1 2
Switchmode2 2
1 Curtiu

Bem, o problema prende-se com o que te disse acima…
Acho que tens várias opções, nenhuma delas ideal:
Desactivar o interlocking, arriscando a activar os 2 relés por software - nesse caso convém garantir que não há no UI nenhum interruptor que possa activar os relés “separadamente”; mudar switchmode para 4, ficando sem opção para parar o estore localmente…

1 Curtiu

@Maddoctor, aqui esta a imagem que me pediste do tasmota. Desculpa por não partilhar mais cedo… https://1drv.ms/u/s!AhhTRQMupRdtg5IBiPaE9dp3Jrz_YQ

@maxcalavera, aparentemente o dual r2 deve ter alguma particularidade. Assim sendo, usa switch1 e switch2 e depois usa na consola backlog switchmode1 7; switchmode2 7

Já alterei o tutorial para reflectir a alteração… :wink:

Obrigado @MadDoctor. Mas só a titulo de curiosidade o que fazem estes 2 comandos no tasmota? Obrigado pela atenção.

Mudam o tipo de interruptor… 2 é para interruptores normais e 7 para os de pressão… Os restantes são para casos específicos…

Obrigado pela explicação. Vou já configurar o meu sonoff. Muito obrigado. Cumprimentos

Boas como funciona esse switchmode 7? Eu tenho nos meus o switchmode 3, ou seja apes sobem ou descem enquanto pressiono o botão.

com switchmode 7, quando pressionas uma vez, iniciam o movimento e quando pressionas segunda vez, param…

@tmarquespt, conseguiste ter o shelly2 a estimar a posição dos estores?
Li que no firmware mais recente (original) consegue estimar posição penso que dará para implementar no HA, via pedidos GET/POST.

Queria saber se por acaso já passaste por isso, ou se com o TASMOTA conseguiste fazer essa componente da posição?

Obrigado!

com tasmota e o código do @Maddoctor é transparente:

image

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade