LoRa - LoRaWAN comunicações

Já sabemos que para as comunicações há muitos factores a infleunciar , se calhar um dos mais importantes será a LoS , temos tb estado do tempo (nuvens até podem ajudar) , estação do ano, dia/noite (isto pelo menos na banda 27MHz ) … etc.
Os GW que usas, estás a disponibilizar publicamente ou usas em modo private?

Comprar a GW não seria necessidade, imediata, pois se o P2P der 500~600m, seria o suficiente para o principal objectivo, substituir a chamada GSM para abrir portão.
Ao comprar seria para ajudar a comunidade local que nem sei se há alguem a usar por estas zonas.
Sabes se há alguma maneira expedita de “ver” se há comunicações LoRa no ar?

A minha rede particular está em modo privado com um servidor próprio que substitui o TTN chamado ChirpStack.

A do meu cliente por enquanto está em modo publico ligada ao TTN mas estou à espera de saber como será a versão de produção. Pode ser publica, privada ou mista conforme o definido.

Não sei se as outras marcas de GW permitem mas os Mikrotik permitem que as GW publiquem dados para vários servidores em simultâneo para que possas por exemplo usar duas ou três redes para teres circuitos de backup em caso de falha de um dos servidores.

Existe um site, e também uma app, para saberes a localização das GWs ligadas ao TTN. O site mostra-te as GW publicas (de particulares) e privadas (de empresas) mas são todas de acesso publico.

https://ttnmapper.org/

O site é muito completo e mostra a informação que os utilizadores preenchem aquando do registo das GWs mas podes introduzir uma GW e dizeres que queres que os dados sejam privados. Esta ultima situação é util para o caso de teres uma GW em teste num sitio que não será o final (como é o meu caso).

No site podes também também ver a cobertura de cada GW caso esta tenha sido mapeada, o que é feito com uma aplicação própria.

Do ponto 1 ao ponto 2 são “apenas” 43.5 km…

Obrigado Jorge, tantas info´s intressante, tantas possibilidades , tudo vem causar mais ideias e duvidas proporcionais á qtd de info que se recebe :slight_smile:
Não conhecendo nada disto do HA , LoRa…etc , podia limitar-me à minha intenção inicial de simplesmente abrir portões a partir da net, mas não, a minha curiosidade leva-me a dispersar um pouco tentando saber sobre as varias areas, acabando por me meter em tudo, não aprofundar e não acabar nenhuma … para veres, só há 1 hora. é que me fartei de ver os devices em cima da secretária (desde o inicio da pandemia) e meti o 1ºsonoff mini na parede a fazer comutação escada c/botões…aquilo fica mesmo à justa dentro da cx. de aparelhagem, devia ser mais mini.

Duvidas (quase certezas) sobre GW:

• Alcances mais que intressantes (vi uma noticia dum GW do ISEL fazer 700km), partindo do principio que o GW tem tudo de top, provavelmente tal como o wifi, o alcance depende da capacidade de transmissão do conjunto antena/node final
  • A comunicação é como nos radios W&T, quando um fala ocupa o canal, embora haja um tempo maximo “on the air” e multi canais (em algumas GW) , se houver milhares de nodes a tentar falar ao mesmo tempo, há algum genero de pool ou fifo, ou perde-se a info que se tentou enviar no momento?
  • Partido do absurdo que todos os nodes falam ao mesmo tempo, qual a capacidade maxima simultanea de nodes que um GW consegue gerir?
  • GW privada tem de estar ligada a servidor privado como tu tens e não ao TTN que fará dela publica
  • GW privada, deve “ouvir” todos os nodes à volta , descartando e não encaminhando todos que não são os configurados/autorizados (tipo whitelist)
  • GW publica, apesar de acesso publico, as infos´s dos meus devices serão sempre privadas? Se quiser que sejam publicas basta partilhar o “endereço” com a malta ?
  • GW mista, aqui começa a maior confusão de duvidas, presumo que a GW ouve todos os nodes à volta e tendo a capacidade da Microtek de ligar a varios server´s, vai separar / encaminhar as info´s para os servers correctos.
    Depois de conseguir perceber melhor: as diferencas publica/privada; a privacidade dos dados em cada um dos modos; as vantagens/diferencas entre publica/privada; este modo misto que permiti ter publico/privado num só GW, se calhar parece o mais intressante no sentido de servir tb a comunidade.

Se não for ouvida perdesse mas pode ser implementado um sistema de QoS.

A teoria diz que aguenta 120 devices em simultâneo mas as opiniões variam.

Uma GW pode ser publica mas os teus dados são sempre teus e ninguém os vê porque saem do node encriptados e só tu os podes desencriptar. A diferença de ser publica ou privada é os limites que são impostos na publica (time-on-air, trafego maximo diário, etc.).

Se os nodes não estiverem registados no servidor (TTN ou ChirpStack) onde a GW se liga não são encaminhados para lado nenhum

A primeira parte da resposta já está mais acima. Para a segunda parte a resposta é não. Os dados saem do servidor para onde indicares que os queres (saem por MQTT) e depois disso é que os podes partilhar.

A que há a reter é que os teus dados saem dos nodes altamente encriptados e a grande dor de cabeça é desencriptá-los. Existem soluções comerciais que nem uma folhinha de papel têm para ajudar e tens de criar o decripter à mão e por tentativa e erro. Mas no geral encontrar informação no github sobre o decripter a utilizar com cada node DIY.

Página (muito) interessante para veres:

P.S.: Lembra-te que podes ter uma GW indoor com uma antena outdoor!

Para ter duvidas mais concretas e complicadas, vou mandar vir “uma cena” tipo 4 botoes ( RAK612 LORA BUTTON - EU868) já feita e um par de ESP32 LoRa para qd tiver paciencia fazer uns testes P2P.
Se calhar tb um MikroTik wAP LoRa8, caso não alcance o GW das redondezas.

1 Curtiu

Essa GW perto de ti aparece no TTN Mapper?

Sim aparece, no mapa aparecem 4 GW, a mais perto fica a 6,5km, as 2GW do Porto ficam a 11km e a da Povoa a 20km

Nenhuma delas tem sinal para os teus lados mas possivelmente é porque nunca foram para aí mapear o sinal. A 6,5km acredito que tenhas sinal, tudo depende do relevo da zona e se tens LoS ou não.

Estou à cota 170m e o GW 60m, é mais ou menos LoS , pode haver um ou outro arvoredo no meio, só mesmo testando.
Para mapear é preciso soft e ou equipamento especial?

Para mapear basta um smartphone e um node LoRa.

https://ttnmapper.org/faq/

Bom… na origem tenho uma elevação que influencia o LoS, só qd o node device chegar é que vou saber se dá.

Quer-me parecer que será muito difícil, ainda tens uns bons 50 metros a tapar o sinal mas quando chegar o material tiras as duvidas

:ok_hand:
Primeiro contacto conseguido com GW que está a 6,1km de distancia , pelo meio há uma ligeira elevação. Só funcionou qd fui para o terraço, dentro de casa não deu , tenho experimentar no quintal à cota do RC.

DEVICES:

• GW - No ttnmapper.org aparece como LoRaWAN gateway, Likely a Single Channel Gateway.
    Last heard at 2020-09-11T19:58:40.000Z Channels heard on: 1
  • o meu node RAK7201 (4 botoes)

1 Curtiu

O tópico já é antigo, mas deixo aqui este link que pode ter interesse para alguém.

1 Curtiu

Boas,

Estou a dar os primeiros passos no Lora, e pelo que li preciso de um Gateway para poder conectar diversos sensores ao homeassistant. Qual o gateway que utilizam?
Obrigado

Apenas fiz testes com um botão Lora e usei um gateway pubilco.
Quem está mais à frente no Lora é o @nikito7

LoRa ou LoRaWAN?

Para LoRa há o OpenMQTTGateway sem encriptação actualmente.

LoRaWAN só dispositivos comerciais como gateway.

O meu dragino bloqueia uma vez por mês.

Antes de mais agradeço a ajuda.

Podes esclarecer me mais alguma coisa para ver se não me está a falhar nada.
Posso criar uma rede Lora com múltiplos dispositivos, em que essa rede é privada?
É possível adicionar um dispositivo (sensor de portão aberto) lorawan a uma de lora, ou tem de ser um equipamento com lora?

Obrigado

LoRaWAN é apenas uma camada de software.

Implica mudar o firmware se possível.

Mas LoRa é tudo muito DiY ( do it yourself )

Sensores LoRaWAN mais vale usar LoRaWAN.

Coisas LoRa apenas é só para experientes.

Integração básica via mqtt bridge no HA:

[https://github.com/nikito7/easyhan/tree/dev/lorawan]

# Mosquitto Addon:
# ...
# customize:
#  active: true
#  folder: mosquitto
# ...

# File:
# /share/mosquitto/ttn.conf

connection ttn
address eu1.cloud.thethings.network:1883