KNX - Hardware de testes para HA

Não sei se existe mais em conta, mas eu encontrei este que não me parece fora de preço: https://www.eibmarkt.com/cgi-bin/eibmarkt.storefront/5eef9c70033728fc2748ac1e0402060d/Product/View/N000401

obrigado pela rapidez! sim, é um valor mais em conta. A minha ignorância na deteção/configuração dos equipamentos KNX (uma coisa é sonoff e shelly e isso já tenho a funcionar no HA) têm atrasado a minha decisão de continuar com o knx (quando comprei a casa, cobraram bem mais por essa funcionalidade. Toda a gente diz-me que é seguro…

Se leres um pouco mais acima fiz referência ao equipamento que podes utilizar para servir de gateway entre o bus knx e o HA: “Weinzierl 771 …” . Não significa que seja o que disse. Podes utilizar um outro qualquer que faça de KNX/IP interface ou router. Uma das soluções é o KNX IP Interface 730 ou 731 da weinzierl. Com cerca de 100€ ou até menos (em segunda mão) podes ligar tudo o que já tens ao HA.

Em relação ao software não necessitas de comprar. Se tiveres a lista dos endereços podes utilizar diretos no HA. Caso contrario, podes também fazer um sniff ao eventos que estão a passar no bus e tentares concluir por associação lógica.

o interface que o colega acima indicou, custa cerca de 140€, mais portes vai para 155€. reparei que é poe, como tal, ainda terei de ter um switch poe ou um alimentador de 12v. estes interfaces 730, o preço já dispara para 220. já procurei no olx, custojusto e ainda hoje contactei um vendedor por causa de um knx ip interface da abb, mas já foi vendido. não consigo encontrar nada abaixo dos 100€. se me puderes orientar, agradeço!

Pois… Boa sorte. KNX é caríssimo como estás a notar… Mas é fiável.
Se já tens o sistema de base, vale bem o investimento dos 150€…

Não necessitas de switch poe. O equipamento pode ser alimentado pelo cabo de bus e/ou poe. Podes tentar no eBay onde costuma haver mais material para venda.

Eu acho que não pode ser alimentado pelo BUS.
Penso que pode ser alimentado por uma tensão entre 12 e 24 V DC/AC ou POE.

Estás errado na tua observação. O 730 e o 771 da weinzierl, já testei e funciona conforme referi: com poe e/ou pelo cabo do bus (ligando o branco e amarelo da alimentação). Conforme diz no texto do teu print: " um fonte de alimentação externa necessita de ser ligada se o switch em utilização não suportar poe." . A fonte de alimentação externa referida pode ter com condutor o cabo do bus.

Para ser ainda mais ilustrativo… fica aqui a foto de como pode ser devidamente alimentado pelo cabo do bus, sem recorrer a poe.

O cabo pode ser o mesmo (usando outro par que esteja livre), mas a alimentação não deve ser da fonte knx.
Quando te referiste ao cabo, entendi que estavas a dizer que alimentavas da fonte knx.
Como é um equipamento para supostamente ficar no quadro, não tens que usar o cabo knx.
Apenas uma falha na comunicação :slight_smile:

Pela imagem que enviaste, não consigo perceber se estás a alimentar o interface IP a partir da alimentação auxiliar da fonte KNX (ligador amarelo/branco) ou da fonte da MeanWell.
Algumas fontes KNX têm saída para alimentação auxiliar (nem todas) e pode ser usada para alimentação auxiliar de alguns equipamentos. No entanto, não é recomendável usar essa alimentação auxiliar, já que, retira potência do lado do KNX.

A fonte está a alimentar o 730 e o choke… se vires com atenção tens 4 cabos (2 amarelos e 2 brancos) na saída da mesma.

Olá Luis,
Não leves a mal, mas acho que estamos a debater o “Sexo dos Anjos”. Estamos a chamar nomes diferentes às coisas.
Nem tinha reparado que não estás a usar uma fonte KNX “normal” (fonte com choke incluído). A situação que tens não é muito comum. Penso que em 99% das situações são usadas fontes com choke incluído, que é o que eu chamo apenas de fonte KNX.
Para mim o teu interface está tal como eu referi. Tem BUS KNX separado da alimentação auxiliar. No teu caso (não muito comum) a fonte que usas para alimentar o choke é a mesma que usas para alimentar o interface.

Obrigado pela consideração. Não levo nada a mal… muito pelo oposto. O fórum serve precisamente para partilha de conhecimento, experiências, prespectivas e abordagens diferentes para situações como esta.

No caso em específico, a utilização de uma fonte em separado (até são mais duas em outros pisos/ quadros) teve diversos objectivos: utilização de vários equipamentos (tablets) que necessitam de maior amperagem, distância percorrida pelo cabo do bus (quebra de voltagem pela distância e cortes),… e, até circuito dedicado para ligação de ups só para o sistema de knx. Basicamente, a fonte em separado torna o sistema mais versátil, robusto e com outras potencialidades, na minha prespectiva.

No caso do 730, o mesmo irá receber alimentação das 2 formas: pelo cabo de bus nos fios dedicados para alimentação suplementar e por POE do switch. Internamente ele sabe gerir e decidir sobre qual utilizar.

Obrigado pela V. ajuda. E para mim o mais importante é a entreajuda e o respeito, mesmo com opiniões diferentes. Dito isto, gostei do que li acima e conto com a V. ajuda :wink:

Depois de muito procurar, vou mandar vir este:

https://www.eibmarkt.com/gb/products/EIBMARKT-EIB-KNX-IP-Interface-PoE-with-up-to-5-tunneling-connections-N000401.html

Li que falam de fontes e fiquei a pensar: “terei de ter fonte” Minha resposta: acho que sim.
Onde estará? Não sei.

Pergunto-vos: fará sentido tirar fotografias ao que tenho, colocar aqui e vão dando a V. ajuda, ou isso já será abusar?

Obrigado!

Podes fazer isso sem problema, mas cria um tópico novo SFF… Estando relacionado com o HA, como é ocaso, este fórum serve mesmo para isso… :wink:

5 posts were split to a new topic: Knx - hager txa204c

Boa tarde!
Os meus agradecimentos pela iniciativa na criação deste fórum.
Eu tenho uma dúvida: Qual é o equipamento que permite transferir o ficheiro compilado do Ets para o hardware KNX.

Obrigado.

Obrigado.

O sw ETS comunica de diversas formas com o BUS KNX podendo recorrer a diversos tipos de equipamento.

No caso em concreto, foi utilizado o que está referenciado acima e identificado na foto (o 730). Podia ser este como outro qualquer. Neste caso a escolha foi motivada por ser dos mais baratos e vir a servir diariamente de gateway para comunicação com o home assistant.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade