** ATENÇÃO: PROJECTO EM DESENVOLVIMENTO**
Este projeto começou em Março de 2020, depois de ter a oportunidade de instalar uma obra com domótica à minha escolha, decidi colocar uma solução toda Cablada, obviamente a primeira coisa que vem à cabeça é KNX, mas achei muito caro.
Como tenho algum conhecimento de programação, aventurei-me eu mesmo a programar um Arduino.
Para os mais curiosos, o código está no link abaixo:
Funcionalidades
Primeiro passo a citar as funcionalidades desta solução:
- Alarme com detetores de movimento ou porta integrados no Arduino
- Controlo de luzes e estores/cortinados
- RS485 Modbus Master/Slave
- Interruptores fisicos de pressão com Clique simples, duplo, triplo e longo
Hardware utilizado até à data e respectivos preços
Item | Quantidade | Preço uni | Preço Total |
---|---|---|---|
Controllino Mega | 2 | 334,80€ | 669,60€ |
PSU 12V p/ calha DIN | 1 | 28,84€ | 28,84€ |
Bornes de ligação 3 camadas p/ calha DIN | 80 | 0,59€ | 47,20€ |
Bornes de ligação 4 entradas | 30 | 0,61€ | 18,30€ |
Nextion Intelligent 7" NX8048P070-011C-Y | 1 | 77,75€ | 77,75€ |
PIR Paradox PA-525D | 7 | 9,59€ | 67,13€ |
Total | 908,82€ |
ATENÇÃO
-
Trabalho adicional de eletricista não incluído. Depende dos casos, no meu foi de 2200€ com mais tubos e cabos, e novo quadro elétrico maior.
-
Opcionalmente comprei mais 1 fonte para ter suplente e os motores para cortinados, mas não faz sentido incluir na tabela porque depende das necessidades de cada um.
Objetivo
O meu maior objetivo sempre foi ter uma solução que não dependesse de outros sistemas, nomeadamente o Home Assistant, então, aqui passa por toda a parte funcional e importante ser controlada pelo Controllino, ações mais inteligentes como abrir os estores a certo dia, etc etc. Seria o HA a controlar.
Desta forma, não preciso de me preocupar se o HA está off ou on, as luzes, estores e Alarme vão sempre funcionar.
Integração com o HA
Neste momento a integração não está feita, mas conto fazê-la utilizando a entrada Ethernet e o protocolo MQTT.
Ainda não me preocupei com a integração porque o mais importante neste momento é deixar tudo pronto para poder colocar em obra, vou deixar a integração para mais tarde.
Interface do Nextion
Entretanto fiz umas alterações, o que mais se destaca é os icones nas Luzes e a barra de baixo agora tem os icones todos, ficando com cor diferente a que está selecionada.