Hardware para flashar blitzwolf bw-shp2 com Tasmota

Olá a todos, desde já o meu obrigado pela ajuda aqui disponibilizada.

Adquiri duas recentemente e não consegui instalar tasmota por OTA (com tuya convert).
pelo que agora estou a considerar a opção com solda de fios.
Qual o hardware necessário para flashar tomada blitzwolf bw-shp2 com Tasmota?
O meu objectivo é integrar as tomadas no HA, e aceito sugestões sobre a melhor forma de o fazer.

Duas questões para tentar perceber porque falhou o Tuya Convert e quem sabe até, poder ajudar.

  1. Estamos a falar do Tuya Converter de há menos de 15 dias ou de antes disso? É que foi feito um commit recentemente para suportar a nova API e com isso suportar grande parte dos dispositivos que entretanto foram atualizados e deixaram de ser suportados.
  2. Não conseguiste porquê?

Já agora, fica a nota:

September 2019 - Recent versions of the Teckin SP22 have been redesigned with a Tuya WR2 Wi-Fi module based on the Realtek RTL8710BN. Since these are not ESP82xx based, Tasmota will not function on this newer version of the device.

Poderá ser este o motivo. Se for, vais ter de esperar que alguém faça alguma coisa por esses dispositivo, mas tendo em conta que não será um ESP, pode demorar ou nunca chegar a acontecer.

ok, de que forma é que posso verificar qual o modulo (Realtek ou ESP) da tomada?

A melhor maneira é abrir a tomada, que me lembre não há outra maneira.

1 Curtiu

Abri a tomada e não encontro nenhuma inscrição que me permita identificar o modulo.
Pelas fotos alguém consegue?

Bom, tendo em conta que tens aí à vista os 4 pinos que são necessários (Rx, Tx, 3v3 e GND) é mais rápido flashar isso com um FTDI!

1 Curtiu

Aconselham-me algum tutorial para flashar por ftdi esta tomada?

Eu pessoalmente uso Atom com platformIO

Podes utilizar este:

2 Curtiram

ok, obrigado, vou experimentar.

Eu “flashei” uma tomada exactamente igual à uns 2 meses. Também não consegui por OTA, mas nem insisti muito…

Soldei-lhe uns jumper cables e um FTDI. Também recorri ao NodeMCU-PyFlasher mas saltei a parte do Terminite. Depois do NodeMCU terminar, reinicio o tomada e ligo-me ao WIFI AP criado pelo Tasmota e aí faço as restantes configurações (acho mais simples).
https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/Initial-Configuration

Olá Rui, podes confirmar se o modulo que trazem as tuas tomadas é igual ao que eu publiquei aqui:
Hardware para flashar blitzwolf bw-shp2 com Tasmota.
Tentei flashar com um FTDI e não consegui, desconfio que as tomasa que comprei já não trazem o mesmo modulo.

boas.

1º estás a ligar o gpio0 ao gnd antes de ligares o ftdi e depois desligas logo a seguir para entrar em boot mode?

Eu tenho três shp6 e flashei com a ajuda deste video https://www.youtube.com/watch?v=IxVaG_q0jUU onde ele começa com uma parecida à tua ( só muda a versão) e depois acaba com uma igual ás minhas. No minuto 9:41 ele mostra onde está inscrita a versão.

Com as shp6 notei alguma dificuldade em depois de flashar encontrar a rede wifi ( eu faço igual ao Rui Peixeiro ) que ela cria ( com a minha aconselham a desligar o ftdi e a ligar mesmo à corrente para ele ter energia suficiente para enviar o sinal wifi) . A verdade é que nunca consegui flashar bem logo à primeira , como consigo com os sonoff, mas também depois de ele flashar 2 ou 3 vezes lá consigo encontrar a rede wifi, mas sempre ligado ainda ao ftdi, nunca foi preciso ligar à corrente.

1 Curtiu

Boas. Uma pergunta que me surgiu ao fim de ter o HA em baixo. Tenho esta tomada com tasmota também, mas reparei que se o HA nao estiver ligado o botão fisico fica meio marada. Ora liga, ora nao liga. Liga e não desliga… ou volta a ligar-se sozinha. Existe maneira de resolver?

Que firmware tem? Isso normalmente é problema do MQTT não estar a funcionar.

Está com a “Sonoff-Tasmota 6.4.1 por Theo Arends”. Entretanto vou atualizar para a ultima versão do tasmota.
E por o mqtt não estar a funcionar, não deveria funcionar normalmente só com o botão fisico?

existe maneira de repor o fimware original?

Se tiveres algum aparelho igual com o software original, dá para sacar de lá e colocar noutro

não tenho…não há por aí nenhuma alma caridosa, com o backup do firmware original?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade