Exemplos de como usar o Telegram

Ok Rodolfo, vou testar isso agora. Vai demorar um bocadito, pois tenho mais de 500 linhas de código de automações…

Obrigado

Obrigado pela ajuda Rodolfo, já estou a receber as notificações no telegram.
Sempre funcionou sem isso: initial_state: true. Houve mudanças nas actualizações? tenho que começar a ler as Release notes, antes de atualizar.
Mas só faço isso quando tiver tudo integrado. Falta-me integrar o Comfort2 que tem o Velbus. Isso vai ser com MQQT. Ainda tenho que ver como vou fazer isso.

Cumprimentos e mais uma vez obrigado pela ajuda.

1 Curtiu

As automações desligam-se quando o HA é reiniciado muitas vezes num curto período de tempo. Daí ser conveniente utilizar o initial_state para que quando o HA reinicia mantenha as automações ligadas.

Boa tarde,
Ok, Faz sentido obrigado pela explicação…
Cumprimentos,

Boas pessoal, eu já tenho o telegram totalmente configurado e a receber notificações, obrigado pelo tutorial :slightly_smiling_face:

Mas tenho uma questão, é possível fazer uma questão ao bot (por exemplo o estado de uma luz) e ele responder com o estado? Se já existir a resposta peço desculpa mas não encontrei no search…

Cumprimentos,

Dá para fazer o que queres, acho que tenho isso aqui no fórum explicado tenta isto:

Tenho o Telegram a funcionar corretamente. Recebo as mensagens de notificação com texto simples.

Tentei adicionar o dia e a hora as mensagens, seguindo o exemplo que tem neste tópico mais acima, mas sem sucesso.

O código que estou a utilizar é o seguinte:

  - alias: telegram_portao_garagem_abrir
    trigger:
      platform: state
      entity_id: switch.sonoff_portao_da_garagem
      to: 'on'
    action:
      - service: notify.telegram
        data:
          title: 'Portão da Garagem Aberto'
          message: "Dia {{states.switch.sonoff_portao_da_garagem.date.state}} às {{states.switch.sonoff_portao_da_garagem.time.state}}"

Quando adiciono o “states.switch.sonoff_portao_da_garagem.date.state” e “states.switch.sonoff_portao_da_garagem.time.state” na mensagem deixo de receber a notificação. Se os retirar recebo a notificação normalmente só com o texto…

Existe outra forma de adicionar o dia e hora na mensagem?

Para colocares variáveis dentro das mensagens não podes trabalhar com data mas sim com data_template, por exemplo:

      - service: script.notify_zanzito_jorge
        data_template:
          title: '{{ as_timestamp (now()) | timestamp_custom("%d/%b/%Y %T") }}'
          message: 'Luzes de Presença do Corredor - LIGADAS'
1 Curtiu

Já esta a funcionar.
Com o exemplo que deste não faz falta utilizar o data_template e fica mais fácil para personalizar a data e a hora.

Obrigado :wink:

O problema que tinhas no teu código era o facto de usares aspas (") o que indica ao HA que deve usar o texto uma string. O uso de plicas (') é que indica ao HA para usar variáveis.

P.S.: Já corrigi o meu exemplo acima e coloquei o data_template pois deve ser sempre usado quando se utilizam variáveis. Se nesse caso funciona (com o data para o Telegram), se utilizares por exemplo as notificações HTML5 irá dar um erro. Por este motivo, e SEMPRE que se utilizam variáveis, deve ser utilizado o data_template.

Viva,

Estou com uma dúvida (sou noob :slight_smile:)

Tenho esta automação:

- id: '1581006191605'
  alias: Luzes do quarto
  trigger:
  - entity_id: light.qp_luz_tecto
    from: 'off'
    platform: state
    to: 'on'
  - entity_id: light.qp_luz_tecto
    from: 'on'
    platform: state
    to: 'off'
  condition: []
  action:
  - data:
      message: >
       {{ trigger.to_state.name }} is {{ trigger.to_state.state }}
    service: telegram_bot.send_message

Eu esperava que a mensagem que recebo no Telegram indicasse a entidade e o estado da mesma.

Realidade, recebo uma simples mensagem de texto.

Qq ajuda, é bem vinda.

Substitui:

action:
  - data:

Por:

action:
  - data_template:

Bem vindo ao fórum da CPHA @bbaixo e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Se precisares de dicas tens muitas aqui no fórum e se quiseres conversar sobre algum tema para tirar duvidas tens sempre o nosso servidor de Discord! Mas para questões especificas , primeiro usa a LUPA para pesquisares se o tema já se encontra no fórum se não, opta por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas poderão posteriormente ajudar outros utilizadores.

Viva Jorge,

Obrigado pela dica, funciona como pretendido :blush:

Jorge, aproveitando a oportunidades, no momento a mensagem no telegram aparece:

qpluzcloset is on

Como posso por uma mensagem mais personalizado, do género:

“QP | Luz do closet is on”

obg

Tens que trocar o {{ trigger.to_state.name }} pelo friendly name

{{ trigger.to_state.attributes.friendly_name }}

pois, Rodolfo, bem tentei mas não funciona

Código da definição do entidade:

  - platform: mqtt # TIPO: Luz
    name: qp_luz_closet
    friendly_name: QP | Luz do closet
    state_topic: "shellies/shelly1-C489A1-Closet/relay/0"
    command_topic: "shellies/shelly1-C489A1-Closet/relay/0/command" 
    payload_on: "on"
    payload_off: "off"
    payload_available: "true"
    payload_not_available: "false"
    optimistic: false
    qos: 0
    retain: false

Código da automação:

  action:
  - data_template:
      message: >
       {{ trigger.to_state.attributes.friendly_name }} is {{ trigger.to_state.state }}
    service: telegram_bot.send_message

não consigo perceber…

mas nao recebes mensagem nenhuma?

Viva Rodolfo,

Sim, recebo exatamente a mesma

"qpluzcloset is on"

Com as seguintes sintaxes:

{{ trigger.to_state.attributes.friendly_name }} is {{ trigger.to_state.state }}

{{ trigger.to_state.name }} is {{ trigger.to_state.state }}

Ou seja, como tenho friendly_name definido na entidade, estava à espera que a mensagem fosse:

"QP | Luz do closet is on"

Experimente mudar o nome da entidade no próprio HA para ver se o nome usado na mensagem também muda.

Configuration > Entities

image

Estranho…
Podes testar assim:

{{ state_attr(trigger.event.data.entity_id, 'friendly_name') }} is {{ trigger.to_state.state }}


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade