Escolha de modelo raspberry

Não escolhas raspberry
Em pouco tempo vais-te arrepender

Como já foi dito, é um problema com os cartões microSD

@Sergio_Sereno na minha opinião é DEPENDE eu costumo comparar isto muito a uma bicicleta ou a uma cana de pesca.
Nunca conhecemos bem a pessoa para saber se ela vai evoluir ou se é apenas para exprimentar…
Mas visto que tu já exprimentaste em uma VM, deduzo que tenhas gostado da experiencia e queiras investir em algo mais sério.
Depois há que continuar a entender o perfil do utilizador…se tiver à procura de um hardware apenas e só apenas para o HA. Como foi aqui dito a box android (atenção não todas) é o melhor compromisso… Agora se queres pescar peixes maiores, e ires andar de bicicleta para o mato em vez de andares so na estrada… um NUC será algo mais versátil com mais capacidade mas mais caro 4x ou mais que a box.
Não sei se estás a entender as minhad analogias…mas é uma opinião de quem já exprimentou tudo…e não estamos aqui para enganar ninguém nem tão pouco para dizer que isto é que é bom ou não. DEPENDE. Contudo tens vários tópicos no fórum com muita informação deste tema. E uma questão de pesquisares para que este tópico não se torne uma salganhada.

Aqui está um tópico interessante

Passei por estas duvidas o mês passado quando comecei com uma Alexa e um Broadlink e rapidamente comecei a ler este forum sobre HA, Shely e etc. e surgiu a ideia de comprar uma RPI.
Acabei por fazer umas contas e decidi ficar pela VM, porquê?
1-Só queria experimentar o que era e para que servia
2-Fui buscar uma tomada de medição de consumo e o pc ligado não passava dos 12w/h e assim fiz as contas que o RPI 4 com 4Gb de Ram custava 60€ mais uns cabos e caixa ficava +/- 70€ ora esses 70€ dão para ter ligado o portatil 3 anos e 9 meses 24/horas por dia.

Desisti da compra e comecei a ver uns vídeos de como se fazia as coisas em HA, para já parei pois parece me muito complexo e o tempo livre vai acabar no Domingo :sweat_smile:

Mas estão aqui bons conselhos que me tiram algumas duvidas que existiam.

2 Curtiram

Obrigado pelas vossa dicas, vou exploar o tipico do Hardware para tomar a melhor decisão.

Econtrei esta votação…

Como deves ter reparado essa votação tem mais de dois anos. Nessa altura o HA não era tão completo nem ocupava tantos recursos como agora e a nível de addons havia pouca coisa e pouco “potente”. Hoje em dia tens addons que, apenas eles, gastam todos os recursos do Rpi…

2 Curtiram

Bem antiga essa votação, é de 2018… acho que hoje temos opções melhores que um raspberry pi 3. Eu também utilizo o HA em um PC com virtualbox e se fosse migrar iria para um mini pc ou NUC.
Um mini pc ou NUC tem maior estabilidade em utilizar um ssd ao invés de um cartão SD, já li diversos relatos de colegas que tiveram problemas de cartão SD corrompido e lentidão na utilização do HA, até na inicialização do mesmo.

O Rpi jà foi o hardware recomendado para o HA, agora nem por isso…

2 Curtiram

Boas, posso dar o meu feedback com um RPI4.

Há pouco mais de um ano, quis-me iniciar no HA e não li tanto quanto deveria ter lido e fui logo para um Raspberry Pi 4, de 2GB, que tinham saído à pouco tempo.

Comprei só a placa. Tinha cá um cartão MicroSD de 32GB que iria servir para me iniciar enquanto encomendaria um da Sandisk (pois já tinha lido sobre o problema dos cartões).

Instalação feita, alimentação com um carregador de telemóvel que por cá tinha de 2.5A e siga!
Passados uns tempos, ao adicionar o CC2531 começou a dar problemas de alimentação, troquei o alimentador por outro de telemóvel de 3A que por cá andava também e por enquanto vai dando, mas deveria ter comprado logo o alimentador original.
Entretanto o MicroSD que cá tinha berrou! Já tinha o sandisk, passei tudo para lá. Passados mais uns meses, este também foi à vida… Bota outro carão temporariamente e vou comprar um SSD. O adaptador USB-SATA que tinha por casa, não funcionava nas portas USB3 (são alguns dão) e lá tive de mandar vir um novo cabo adaptador…

Há, no início nem caixa tinha, mas o RPI 4 aquece bem! Lá encomendei uma caixa em acrílico com ventoinha no Aliexpress… Resultou bem, a temperatura nunca mais subiu. Mas dois meses depois a ventoinha começou a fazer uma barulheira que tive de comprar outra.

Agora está tudo estável com o seguinte setup:

  • Rpi 4 de 2GB
  • SSD Lexar NS100 128GB com adaptador JMS578 Chip (mesmo assim só com modo Quirks)
  • Alimentação com carregador de telemóvel com 5v 3A
  • MicroSD kingstom para o Boot
  • CC2531
  • Caixa em acrílico com ventoinha

Tenho no HA muito poucos dispositivos e automações e com este setup tudo funciona bem e de forma estável, no entanto com o custo total já quase que comprava um NUK. Se tivesse feito bem as contas inicialmente ou teria comprado logo um NUK ou algum portátil usado. Tentei poupar no início, mas fui obrigado a ir gastando mais…

1 Curtiu

Obrigado pelo testemunho.
O que acontece ctg acontece com muita gente, tambem comecei agora com HA, a ideia é sempre não gastar muito, até pk não sabemos se vamos evoluir muito e continuar, depois acabamos por gastar mais a tentar remendar.

Tambem tenho a solução Rasp Pi4 aquece um pouco mesmo com dissipadores (não tem nem quero ventoinhas), o sd ainda não berrou, mas com tantos relatos negativos quanto ao SD, estou a ver que um dia destes berra.
Ao colocares um SSD é para evitar a escrita constante no SD e tentar prolongar-lhe a vida certo? Para alem do custo, isso iria obrigar-me a ter mais adptadores e “fiarada” pendurada, coisa que não sou muito adepto.

Dilema, valerá a pena, gastar no Rasp e colocar SSD, ou ir logo para alternativas como o NUC (mas sem ventoinhas). Para já vou aguardar, o SD não berrou e tenho um 2º SD de reserva. Assim que berrar o 1º SD o meu 1º dilema fica resolvido … mas crio um trilema, quadrilema, pentalema … que é a escolha do NUC :slight_smile:

Opinião para os que vão iniciar e ainda não tem hardware.
Depois de encontrar o CPHA e ter lido as várias opniões, fico convencido que a opção é ir para um NUC, mesmo que se venha a desistir da HA (que duvido) o NUC serve sempre para qualquer coisa mais comum.

Acho que desistir do HA nunca ninguém o vai fazer, pelo contrário, vai é evoluir.

Começamos com umas luzes, vamos ás tomadas, depois uns sensores, e por aí fora!
Quando pensamos que vamos parar, outra coisa aparece, e quando pensamos que agora é que o sistema está funcional, vai um cartão SD a vida, e é mais uma trabalheira.

Por isso quem está a começar, o melhor é investir já de uma vez, para não ter problemas no futuro, porque a tendência será sempre evoluir para mais.

O grande problema com os cartões é o desgaste provocado pela leitura/gravação constante. Este problema não tem solução mas tem um paliativo que é configurar devidamente o recorder: para que este grave apenas o estritamente essencial (este “essencial” depende de cada um…).

Por defeito o recorder: grava até a mudança da hora! Cada vez que muda o minuto é gravado na DB como se fosse um evento de elevadíssimo interesse… Ora, 60 minutos vezes 24 horas são 1440 registos perfeitamente inúteis que são gravados na DB. E como este há muitos mais…

O meu conselho é excluir tudo do recorder: e incluir apenas o absolutamente necessário. Dá trabalho? Dá pois! Mas também dá um controlo total sobre o sistema, previne problemas como o desgaste dos cartões SD (os discos SSD e mecânicos também têm esse problema embora aguentem muito mais o desgaste), previne o bloqueio do sistema devido a falta de espaço, etc.

P.S.: Outra boa prática, não só para quem tem Rpi com SD mas também para todos, é fazer purge à DB para evitar que fique demasiado grande.

#### Recorder
purge_keep_days: 60
auto_purge: true

include:
  entities:

#### Switches
    - switch.luz_sala_01
...

Para saber mais:

2 Curtiram

Mais uma boa dica, obrigado Jorge
Apos leitura cruzada e a saltar linhas :slight_smile: da doc. official sobre Record, o teu codigo ao utilizar só filtro include , por defeito exclui tudo, excepto switch.luz_sala_01, certo?
Como ainda não cheguei à parte de ter olhar para DB e registos, acho que vou aplicar o codigo.

#### Recorder
purge_keep_days: 1
auto_purge: true

include:
  entities:
### NADA A DECLARAR :)

Será que isto vai evitar qualquer registo na DB?

Sim, deverá excluir tudo o resto.

Atenção que o recorder: é a base para tudo no HA (logbook, history, etc) por isso é preciso ter atenção ao que excluir e incluir. Manter apenas um dia não será a melhor opção, caso queiras gráficos na UI com histórico de mais de 24 horas. Se quiseres histórico na UI com mais de 24h poderás usar InfluxDb + Grafana em conjunto com a DB do HA.

P.S.1: o HA não consegue usar a DB do InfluxDB para o próprio histórico.

P.S.2: De referir que utilização de domains é recomendável no caso de quereres incluir ou excluir um domínio inteiro em vez de teres de escrever o nome de todos as entidades de sensores por exemplo.

Jorge, agradeço as tuas optimas explicações, fica sempre qualquer coisa cá dentro, sei que num futuro poderei a vir criar a necessidade de coisas mais evoluidas , mas para já, posso dizer que quase ainda não sai do acender e apagar luzes :rofl: Já dei vista de olhos ao logbook e ao historico, estão cheios de registos, o recorder afecta tanto o Logbook como o historico?

Ao ler a tua explicação , o objectivo imediato foi, vamos lá ver se prolongamos a vida ao SD, isto porque ainda não fui ver a parte mais importante de todas nestas coisas da informatica … backup´s.
A parte dos backup´s simples completos e eficazes, leva-nos quase de certeza para os NUC e VM´s.
Bom, entretanto vou aumentar uns dias no record e por apenas um device a monotorizar para ver resultado.

O recorder: é a base de tudo o que vai para a DB, e consequentemente, todos os dados a que o HA consegue aceder.

Para backup completos e eficazes não precisas de NUCs e VMs desde que possas instalar addons.

Viva, qual a virtualização que recomendam?

Já agora esclareçam uma dúvida sff.

Num NAS, estes registos são todos feitos no disco onde o plugin está instalado?
Estes registos não interferem nada no disco onde está o sistema operativo do NAS?

Queres esclarecer uma dúvida e escreves duas frases com pontos de exclamação… Afinal qual é a dúvida?

Editado

Foi erro ao escrever, o ? e ! estão um ao lado do outro

Os registos são feitos na VM onde o HA está a correr.

Os registos não , já a maneira como é instalado o HA pode interferir.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade