Detector de presença

Boa tarde

Este é o meu primeiro post no fórum.

Estou a iniciar um percurso com o HA e gostaria de implementar um sensor de presença.

Pelo que li, uma das formas mais fáceis é instalar a aplicação no smartphone. Foi o que fiz. Mas o meu HA não está acessível do exterior (só por VPN) e a ligação é perdida logo que o smartphone sai da rede e o HA parte do princípio que a pessoa está em casa…

O OWNTRACKS funciona da mesma forma?

Ou seja, partindo do princípio que não abro o meu HA ao mundo, a pergunta é qual a melhor forma de implementar um sensor de presença.

Será que posso dizer que a pessoa está fora quando o HA perde a ligação com o smartphone há mais de 15 min (por ex.)? Se sim, como faço?

Obrigado

JB

Um detector de presenças apenas usando o telemóvel não é 100% fiável.
Há várias condicionantes que por sua vez faz com que a tua presença em certo sitio não corresponda à realidade.
Para além de teres que ter o teu telefone mt bem configurado tens que ter sempre dados móveis ligados.
Aconselho te a leitura deste tópico no que diz respeito apenas a home/not_home

Obrigado Rodolfo pela rápida resposta.
Já tinha visto este post.
Estava com esperança que não fosse necessário adicionar mais nada mas enfim, no pain no gain. :smiley:

Podes usar o plataforma Ping para saber se um equipamento está em casa ou não mas é pouco fiável porque uma parte dos telemóveis desliga o WiFi quando entra em suspensão e este deixa de responder.

Experimentei várias soluções mas até ver o Life360 associado ao “device tracker” do HA (ubiquiti + Bluetooth) foram os que deram melhores resultados.

o meu device tracker deteta varias vezes o meu smartphone (3 mac address pelo menos) .
É um Samsung A70. alguma razão para isso ? e mesmo assim no HA diz que estão “FORA”.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade