Converter um medidor/disjuntor Tuya de calha DIN SMTONOFF ZMAi-90 em Tasmota e integração no HA

Foi rápida a alteração!

1 Curtiu

Se não me engano, foi coincidência… Esse problema já tinha sido resolvido recentemente… :wink:
Daí a “solução” tão rápida à issue… Aliás, se forem ver aos últimos comentários de changes em cada ficheiro, nem consta essa alteração… Se tivesse ocorrido agora, apareceria como última alteração.
Eles são rápidos, mas não tanto! :wink:

2 Curtiram

Esse disjuntor serve para energia 220v bifasico?? Aqui em Minas Gerais / BR o 220v são 2 fases de 110v.

@Mauricio_Lima à partida diria que deve funcionar… Faz ideia qual o ângulo entre as fases? A frequência da rede é 60 Hz? O medidor está especificado para 90-250 V e 50-60 Hz.

Convém no entanto ter em conta que o relé deste aparelho apenas interrompe uma das fases.

Acabei de ter a confirmação que o disjuntor de calha DIN SINOTIMER WDS688 também pode ser covertido pelo mesmo processo que o ZMAi-90. Ainda que aparentemente não seja mais do que um clone do último, é sempre bom ter à disposição mais opções de compra:

1 Curtiu

Amigos, comprei um medidor desse recentemente no Aliexpress, sua versão atual de Firmware é 1.0.2, acontece que o dispositivo nao esta registrando o consumo de energia e nem gravando consumo total. No display do dispositivo o registro é fornecido corretamente, ja pelo aplicativo Tuya / Smart Life nao faz monitoramento de energia nenhum. A função liga/desliga funciona, so monitoramento e gravações de consumo de energia que nao registra. Teria como atualizar Firmware original para 1.0.6 ?

Bem vindo ao fórum da CPHA @Ikeda e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Não percebi bem a tua intenção,queres seguir este tutorial e integrar o teu dispostivo com o HA?

Ola amigo, não , gostaria de usá-lo original em aplicativo Tuya.

@Ikeda este fórum é sobre a plataforma Home Assistant, não damos suporte a outras aplicações ou assuntos relacionados com clouds e aplicações salvo raras exepcões como por exemplo obter tokens e afins.
Dito isto terás que tentar encontrar um outro fórum que te preste a devida ajuda no sentido de veres esclarecida a tua pergunta.
Obrigado

1 Curtiu

Bom da,

Sou muito iniciante neste mundo no entanto estou a explorar. Este poste está fantástico no entanto estou com alguma duvidas relativamente a solda dos pinos… Será que me poderia ajudar a enviar fotos de como soldou mesmo…

Muito obrigado pela ajuda…

Cumprimentos

Olá @Tiago_Jorge,

Dá uma espreitadela no post:

https://forum.cpha.pt/t/medidor-wds688/3870

Olá a todos,
em especial ao @teixeluis que já “falámos” no fórum oficial do Home Assistant sobre este trabalho/análise incrível que ele fez.

Finalmente o meu ZMAi-90 chegou e tive algum tempo para o tentar flashar, mas estou a ter problemas. Agradecia se me pudessem ajudar ou dar pelo menos algumas dicas. É a primeira vez que tento usar o tuya-convert.

Sigo todos os passos do tuya-convert (ligar telemóvel ao AP, por o device em emparelhamento), durante o processo o device liga-se ao AP e a luz deixa de piscar, mas nada. O tuya-convert chega ao fim das tentativas e não consegue flashar o device.
Não há erros, simplesmente fica a tentar e não começa o processo de flash.

Uma vez que não estava a conseguir flashar liguei o device à app Tuya, e o device parece funcionar bem, dá para ligar/desligar o relé e vejo a voltagem da rede. O firmware que lá aparece é 1.0.2. Achei um pouco estranho… pelo número fico com a ideia que será “antigo”.
Aparentemente a app não lhe faz update nenhum.

Reparei ainda que o comportamento durante o processo de flash, no tuya-convert, é diferente, dependendo se deixei o relé ativo ou não (na app).

• Tendo o relé desligado (era como vinha de origem): quando o processo de flash começa, o device está sempre a ligar e a desligar-se do AP, e a led passa a piscar no seguinte padrão: pisca 4x (mais rápido que quando está em modo de emparelhamento) e apaga, e repete sempre este padrão. O tuya-convert esgota as tentativas e não faz o flash.
  • Com o relé ligado (depois de o ter ligado pela app): acontece o que descrevi mais em cima (e me parece o comportamento normal), liga-se ao AP, a led apaga, mas o tuya-convert esgota as tentativas e nada…

Alguma dica? Alguém passou por este tipo de dificuldades?
Se nada funcionar vou ter de ir lá com o ferro de soldar. :muscle:
Obrigado desde já!

Olá @danielcoliv,

Obrigado pelo feedback. Do que tenho vindo a perceber de outros utilizadores, o tuya-convert tende a ser um pouco “picky” em relação ao ambiente. Estás a tentar correr o tuya-convert a partir de uma VM ou algo do género? Consegues validar com um setup alternativo, em particular no que respeita ao adaptador WiFi usado?

Se possivel, tenta usar um setup limpo, como por exemplo correr um Kali linux a partir de um dispositivo de arranque (e.g. uma pen flash).

Se tiveres um Rasbperri Pi, corre com um cartão microSD com esta imagem:

here https://images.offensive-security.com/arm-images/kali-linux-2018.4a-rpi3-nexmon-64.img.xz

Boa sorte!

Cumprimentos

3 Curtiram

Olá!
Estava a tentar com um PC, já com alguns anos (uns 10?), com Zorin OS (Linux), com uma placa de rede PCI.

Segui a tua dica de usar uma pen USB com Kali Linux live, no mesmo PC, e funcionou logo à primeira! Nem pestanejou… :slight_smile:
Ainda estou a seguir o tutorial, mas já está a mandar para a rede Wifi de casa as leituras.

Muito obrigado! Poupou-me tanto trabalho… :+1:

1 Curtiu

não existe forma de colocar as medidas no proprio firmware tasmota? apenas se visualiza no HA!

Para um update importante sobre este aparelho

Ver as notas finais sobre os ultimos modelos do ZMAi-90

There is a more recent version of the device which uses TuyaMCU protocol for communications instead of its custom serial protocol. To configure this version, don’t use this template but use “Tuya MCU (54)” module ( command module 54`) and the following settings entered via the console.

Backlog SetOption66 1; TuyaMCU 0,17; TuyaMCU 32,18; TuyaMCU 31,19; TuyaMCU 33,20; SetOption59 1

Copy

Backlog Rule1 1; Rule1 on System#Boot do RuleTimer1 5 endon on Rules#Timer=1 do backlog SerialSend5 55aa0001000000; RuleTimer1 5 endon

Só com esta consegui por o medidor a trabalhar, depois de uns 2 dias a bater com a cabeça na mesa e quase a dar o aparelho como morto.

Para despiste e se ajudar, depois de fazerem todo o procedimento original, se na consola só obtiverem o json como este:

16:35:16 MQT: stat/electricity1/RESULT = {"T1":10,"T2":0,"T3":0,"T4":0,"T5":0,"T6":0,"T7":0,"T8":0}

Em vez do resultado do manual original, o mais certo é terem um modelo mais recente e terem de usar o que está neste meu post.

Espero poupar tempo a alguém!

Bom hackanços :stuck_out_tongue:

2 Curtiram

Zmai-90, este aparelho é bifásico?
Aqui em minha região São Paulo, tenho 2 fases 110v e neutro no barramento.
Ou é nescessário 2 aparelho 1 para cada fase?
Na imagem do aparelho tem entrada neutro e fases.
Obrigado

Obrigado pelo tutorial.

Isto substitui um Shelly EM?

alguem sabe forma de reverter ao firmware original?

ping! alguem com forma de reverter de tasmota a original?

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade