Contabilizar os custos com Energia Eléctrica?

@dgomes

Grafico é do integration.

descer é normal pq ele faz skip do valor inicial

Então, o integration não deveria funcionar como um acumulador dos valores medidos em W e convertidos para kWh ? Neste sentido ele não deveria reduzir seu valor em nenhum momento.

Este meu entendimento do “integration” esta errado?

O integration calcula as areas do grafico da potencia https://en.wikipedia.org/wiki/Riemann_integral

O utility meter é que é um somatorio (e por isso é sempre crescente).

Pq é que ha aquele “saltinho” ? O integral é calculado com o valor actual e o valor anterior multiplicado pelo tempo q passou entre os dois. Quando fazes restart o valor anterior não existe e então ele faz skip… q provoca aquele dente. Como resolver ? o sensor base devia guardar os valores anteriores (verifica se os dados estão published com retained)

1 Curtiu

Alterei a configuração do retained no sensor e parece ter solucionado.

Obrigado @dgomes

Consigo ter esse cálculo sem precisar de um sonoff pow ou pzem?
Somente pelo tempo em que por exemplo minha caixa de som fica ligada?
Pegando a quantidade de horas e fazendo o cálculo, mesmo que seja só uma estimativa e não um valor exato no final de cada mês.

Capturar

É muito difícil de dizer… tudo depende do equipamento. Mas precisas de usar um sensor template para fazer as contas e chegar a kWh antes de poderes usar o utility_meter

Vi uma referencia a este tutorial e achei importante mencionar que criei um custom component (disponível também via HACS) chamado ERSE que automatiza as mudanças de tarifário.

2 Curtiram

Boa noite
Sou novo nestas andanças e preciso da vossa ajuda.
Tentei implementar este novo componente ERSE e não consigo que mude a tarifa.

deixo aqui o meu yaml

utility_meter:

daily_energy:
source: sensor.energia_rede
cycle: daily
tariffs:
- Fora de Vazio
- Vazio
monthly_energy:
source: sensor.energia_rede
cycle: monthly
tariffs:
- Fora de Vazio
- Vazio

sensor:

  • platform: erse
    operator: EDP
    plan: Bi-horário - ciclo diário
    utility_meters:

    • utility_meter.totalizador
  • platform: integration
    name: “Energia Rede”
    source: sensor.Contador_Potencia_Ativa
    unit_prefix: k
    round: 2

  • platform: template
    sensors:
    fatura_energia:
    friendly_name: “Fatura Energia bi-horário”
    value_template: >-
    {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.11 + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.187 + now().day * 0.3832 + 2.85 ) * 1.23 ) | round(2) }}
    unit_of_measurement: “€”
    fatura_energia_simples:
    friendly_name: “Fatura Energia simples”
    value_template: >-
    {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.1544 + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.1544 + now().day * 0.3832 + 2.85 ) * 1.23 ) | round(2) }}
    unit_of_measurement: “€”

obrigado pela ajuda.

O ERSE neste momento só é configurável via interface gráfica…

1 Curtiu

Muito obrigado pela sua ajuda. foi fundamental. Já consegui por a funcionar.

Olá Ricardo,
os SHP6 também usas com tasmota? por acaso encontraste forma de usar o firmware original e ter os dados de consumo?

Boas Carlos.

Sim tenho os SHP6 com tasmota, com a integração Tuya não aparece os consumos. Ouvi falar de um custom component chamado de localtuya ( acho que é assim ) mas não sei mais nada sobre isso,a não ser que é uma maneira de ter os dados de consumo dos devices da tuya no HA.

Boas, como aderi recentemente ao forum, tambem porque estou a dar os meus primeiros passos no HA, só agora me cruzei com o teu excelente post.
Como por vezes tenho a mania de fazer tudo by myself, gostaria de saber que TI’s são aplicadas, mesmo sabendo que existem já equipamentos plug and play para o HA, quer mono ou tri. Dá para aplicar em trifasico? Necessito de ajustar o codigo?

Monofásico ou Trifásico, no final terás um sensor com Potencia ou Energia. Este post parte da existência de um sensor com valor de potencia, mas podes fazer skip e ir directo ao sensor de energia.

Boas, coloquei os ficheiros na pasta config/custom_components/ mas quando tento validar o ficheiro de configuração reporta " Invalid config for [sensor.erse]: [utility_meters] is an invalid option for [sensor.erse]. Check: sensor.erse->utility_meters. (See ?, line ?). "

Tenho de instalar o Python? ou o python-electricity==0.0.4? Como o faço?

Pelo desculpa pelas questões mas nunca instalei um componente deste tipo. Tenho o HA a correr no HassOS Release-4 build 14 (Stable) num Pi 4. Obrigado.

Tive o mesmo problema, tira o S no final do utility_meterS

O ERSE neste momento é configurável via UI apenas!

1 Curtiu

Diogo,

Eu configurei via yaml e está a funcionar perfeitamente.

Mas pelo que estive a testar, apenas consigo somar valores ao utility_meter.daily_energy e ao utility_meter.monthly_energy. Não se consegue especificar os valores no vazio e fora do vazio?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade