Como saber o estado real dos Sonoff ou de outros equipamentos

Metendo o Retain no sonoff já não é preciso isso no HA (salvo erro da minha parte):

PowerRetain 1

Do lado do Tasmota o retain serve para os estados publicados pelo Sonoff ficarem “memorizados”, do lado do HA o retain serve para “guardar” o último comando enviado.

Olá a todos.
No vídeo do Rodolfo, o switch faz menção ao tempo da ultima atualização de estado (x seconds ago). Ele refere que vai fazer um vídeo para explicar como criar esse mecanismo: já existe essa configuração noutro tópico do fórum? :star_struck:

Segue esse tutorial: 📑 Como instalar e configurar Custom UI no Hassio

1 Curtiu

Olá @Fernando_Pereira já não irei fazer esse vídeo, contudo tenta seguir o que o Ricardo Silva que te disse, é esse o caminho a tomar, no entanto caso não consigas obter logo resultados, após fazeres isso limpa a cache do teu browser e abre novamente.

Já segui o tutorial e está a bombar. Obrigado pela ajuda @ricain e @RodolfoVieira

1 Curtiu

Amigos,

Esta automação funciona para as ultimas versões do Tasmota (6.1.1)?

Pelo que eu entendi, ela vai fazer a leitura de todos os Sonoffs e atualizar o seu estado no HA. É isso?

Abraços,

Continuo com o problema de que quando atem uma interrupção na energia, e quando ela volta, os meus sonoffs não aparecem o estado real deles no HA.

Alguns voltam em ON, e outros em OFF.

O que fazer?

@guga_carvalho qual a tua configuração dos sonoff?

@RodolfoVieira eles estão com o PowerRetain 1 (ativos), e a config.yaml é esta abaixo.

switch:
### SONOFF LIVING ROOM T1 - DINNER TABLE
- platform: mqtt
name: "Dinner Table"
command_topic: "cmnd/living_room/power1"
state_topic: "stat/living_room/POWER1"
availability_topic: "tele/living_room/LWT"
payload_available: "Online"
payload_not_available: "Offline"
qos: 1
payload_on: "ON"
payload_off: "OFF"
retain: true

Eu coloquei para rodar a automação acima proposta pelo @CarlosMartins e estou vendo qual será o resultado.

1 Curtiu

Boas, tenho configurado um sonoff basic e o mesmo aparece no HA como indisponivel.

Tenho esta configuração:

switch:
 - platform: mqtt
   name: "TV Gonçalo"
   command_topic: "cmnd/sonoff59/power"
   state_topic: "stat/sonoff59/POWER"
   qos: 1
   payload_on: "ON"
   payload_off: "OFF"
   retain: true
   availability_topic: "tele/sonoff59/LWT"
   payload_available: "Online"
   payload_not_available: "Offline"

Se tirar esta parte da configuração funciona mas não sei quando está offline.

   availability_topic: "tele/sonoff59/LWT"
   payload_available: "Online"
   payload_not_available: "Offline"

No sonoff tenho que ter alguma configuração em especial?

@hmplima qual foi o bin do tasmota que instalaste? foi a versão PT?

Boas, tenho o 6.4.1 em PT.

é aí que está o teu problema. A versão PT não usa online e offline, mas as versões portuguesas… O meu conselho é que instales a versão inglesa e, assim, passas a poder seguir os tutoriais disponíveis habitualmente…

2 Curtiram

Desconfiei disso, ainda tentei em vez de online pôr conetado que é uma das msg que aparece na consola mas não funcionou. Vou instalar a versão inglesa.
Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade