Como escolher cartões SD e MicroSD para utilizar com o Raspberry Pi

Mais vale prevenir do que remediar e a pensar nisso estou a migrar tudo para um novo cartão de classe 10 e de vez em quando faço backups não vá ele querer ser enterrado antes do tempo

Estou a preparar agora um tutorial de como recuperar snapshots do Hass.io mas que também pode ser utilizado para recuperar dados de outro tipo de instalações.

Em breve…

Se quiseres tenho um script, que posso facultar para o teu tutorial, que faz um clone da instalação que tenho numa pen para um disco externo.
Se a pen for a vida, arranco pelo disco ;).

O script é para o Hass.io?

Eu uso no raspbian, não sei se funciona no Hass.io

Depende do script. Podes enviar para webmaster@cpha.tech para testar e depois publicar?

já te mandei por mail isso e outro caso achas poreiro.

1 Curtiu

Para hassio era porreiro :wink:

Boas pessoal,

Eu tenho tido problemas com a instalação do hassio.io num Raspberry PI 3, com um cartão de memória de 16GB, não tenho a certeza se poderá ser do cartão, ou do router (Meo Fiber Gateway), já instalei diversas vezes o hassio.io, quer através de ligação por cabo, quer através de wifi, mas após um ou dois dias, deixo de poder aceder ao hassio via web ou por ssh, dando a sensação que ou o raspberry não consegue carregar os dados do cartão de memória, ou o router, que infelizmente já demonstrou ter problemas. O que sugerem que possa ser? Obrigado desde já.

Que tipo de cartão é? Com que programa estás a gravar a imagem?

Um cartão HC (4) da Kingston de 16GB.
Provavelmente, deveria de ser um de (10),nao?
Costumo gravar utilizando o SD Formater e depois o Etcher.

O C4 é lento mas devia funcionar. Eu pessoalmente, para as instalações do HA, dou preferência a cartões U1.

O SD Formater não é preciso. O Etcher quando grava o cartão sabe o que tem a fazer com as partições. Quando acaba de gravar o cartão o Etcher não te mostra nenhum erro?

Já mostrou erros por duas vezes, depois de validar a escrita no cartão, por isso é que comecei a usar o SD Formater, mas provavelmente é a dizer que está a chegar ao fim de vida… Lol.
Tenho aqui um da SanDisk, classe 10, vou experimentar.

Sim, já está a avisar que quer a reforma… Tenta no C10 mas não utilizes o SD Formater, é desnecessário.

Ok. Obrigado. Depois dou feedback.

1 Curtiu

Está a funcionar perfeitamente com o novo cartão e bem mais rápido.
Obrigado @j_assuncao!

1 Curtiu

Ainda bem. Agora é preciso não esquecer de fazer backups!

E não esquecer de marcar esse cartão como defeituoso. Esse cartão num telemóvel ou máquina fotográfica podendurar anos mas para o HA está morto

1 Curtiu

Que cartão sugerem para iniciar o meu projecto com RPi 3 e Hass.IO?

Relação qualidade preço o que aconselham? Um Sandisk ou Samsung?

É viável ou justifica ligar um SSD ao Pi e ter o sistema montado com base no mesmo ou é overkill?

A linha EVO da Samsung tem uma boa relação preço/qualidade.

Depende do que queiras fazer com o projecto… É para experimentar ou para ser uma coisa de futuro? Vais ter muitos sensores? Vais queres guardar todas as informações dos sensores?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade