Como criar um cover para estores com indicação e controlo da percentagem de abertura aproximada [DESACTUALIZADO]

Estou com um problema complicado que não sei o que possa ser.
Tinha o meu dual em testes sempre com alguns problemas em que achava que o que faltava não justificava instalar fisicamente e por a persiana a trabalhar e por isso ia fazendo os testes em bancada.
Este domingo depois de ter aquilo que achava essencial estar a funcionar, lá decidi abrir aquilo tudo.,passar cabos que faltavam e por então a persiana a funcionar. Ora bem depois de tudo instalado, dei os respectivos comandos de descer e subir, tanto pelo HA como pelos botões físicos. Tudo a trabalhar direito (achava eu).
Antes de ir dormir mandei o google fechar as persianas e tudo ok.
Não é o meu espanto quando 3 ou 4 minutos depois sem motivo aparente a persiana começa a subir. Carreguei nos botões e mandei parar e voltei a descer. Passado mais algum tempo voltou a subir. Já não sabia o que fazer decidi ir à configuração do sonoff e colocar o Switchmode1 e 2 a 0 até porque queria ir dormir. Esperei um bocado e como não acontecia nada fui dormir. Hoje por acaso estou de férias e acordei um pouco mais tarde com a persiana a levantar sozinha às 10:30 da manhã. Realmente não sei o que se passa. Fui novamente às configurações e GPI03 e no GPI09 onde tinha switch pus em none. Fui almoçar fora e passado um tempo entrei no home assistant para ver e reparei que a indicação do estore é que estava a meio.
Alguém me saberá dizer o que é que se passa?
Há alguma explicação para isso?
Obrigado a todos.

O problema é ruído nos fios, este video explica como resolver:

1 Curtiu

Muito obrigado. Vou testar e dou o meu feedback…Imaginava que fosse algo parecido e até já ia alterar as ligações e colocar de uma forma independente, a corrente dos fios e do interruptor.
Já agora… Alterei os meus interruptores para os de pressão. Qual o switchmode que devo usar ? 3 ou 4 ?

Uma ultima pergunta e faço-a porque não vejo nas imagens aquilo que me aparece. No tasmota quando acedo às configurações aparece o GPI03 e o GPI09 em que no 03 aparece serial in e no GPI09 que nas imagens que vejo não aparece nada, no meu está a vermelho ESP8285, que presumo que seja a referencia do IC.
Como li aqui no forum, quando o interruptor é de pressão, altera-se de switch para button, o que presumo deveria ser Button 1 (opção 17) e Button 2 (opção 18), só que salta do 16 para o 18 e não tenho essa opção. É normal ??

A todos , uma vez mais, muito obrigado

Este tópico está desactualizado, pelo que devem seguir o seguinte:
https://forum.cpha.pt/t/como-controlares-os-estores-electricos-e-estimares-a-sua-posicao/570/4

Qualquer comentário deve ser feito no tópico que existe para esse efeito, cujo link está lá.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade