Desculpem não responder antes.
@as13 A dica será treinares as soldas em outros equipamentos que estejam estragados antes de começares pelo CC. Não há muito a fazer… Só lá vai com treino. Um bom ferro de soldar ajuda, mas a parte mais importante é mesmo o treino. Ferros de 50€ não soldam sozinhos
Quanto a este projeto, de momento acho que só o devem seguir se gostarem mesmo de DIY e por carolisse. Ou então precisarem mesmo de um coordenador ligado ao Wi-Fi de casa para o poderem colocar longe do equipamento onde tem o HA.
Com a potencia e antenas externas dos coordenadores que existem de momento, na grande maioria dos casos não é necessário colocar o coordenador num ponto central da casa.
Eu cheguei a ter o meu ligado por Wi-Fi num ponto central da casa durante uns meses e recentemente mudei para ligação por USB. A rede zigbee com alguns routers acaba por criar uma rede mesh que dispensa a ligação direta dos equipamentos ao coordenador.
Quando este coordenador foi feito não existia a oferta de coordenadores zigbee para Z2M que existe nos dias de hoje. Hoje em dia a lista é enorme…
Basta darem um salto ao site do Z2M e vão ver que existe muito por onde escolher.
Embora não tragam grandes vantagens práticas, os coordenadores mais recentes já trazem o CC2652x.
Quando houver stock, penso que um dos coordenadores com melhor relação qualidade/preço será o SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus
Embora não esteja a precisar, (tenho um CC2538 como coordenador e outro como reserva) tenho um SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus encomendado