CC2538 + CC2592 - Como construir o melhor coordenador ZigBee V2 - Update

Desculpem não responder antes.

@as13 A dica será treinares as soldas em outros equipamentos que estejam estragados antes de começares pelo CC. Não há muito a fazer… Só lá vai com treino. Um bom ferro de soldar ajuda, mas a parte mais importante é mesmo o treino. Ferros de 50€ não soldam sozinhos :wink:

Quanto a este projeto, de momento acho que só o devem seguir se gostarem mesmo de DIY e por carolisse. Ou então precisarem mesmo de um coordenador ligado ao Wi-Fi de casa para o poderem colocar longe do equipamento onde tem o HA.
Com a potencia e antenas externas dos coordenadores que existem de momento, na grande maioria dos casos não é necessário colocar o coordenador num ponto central da casa.
Eu cheguei a ter o meu ligado por Wi-Fi num ponto central da casa durante uns meses e recentemente mudei para ligação por USB. A rede zigbee com alguns routers acaba por criar uma rede mesh que dispensa a ligação direta dos equipamentos ao coordenador.

Quando este coordenador foi feito não existia a oferta de coordenadores zigbee para Z2M que existe nos dias de hoje. Hoje em dia a lista é enorme…
Basta darem um salto ao site do Z2M e vão ver que existe muito por onde escolher.
Embora não tragam grandes vantagens práticas, os coordenadores mais recentes já trazem o CC2652x.

Quando houver stock, penso que um dos coordenadores com melhor relação qualidade/preço será o SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus

Embora não esteja a precisar, (tenho um CC2538 como coordenador e outro como reserva) tenho um SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus encomendado :grin:

Não se trata de ser DIY a placa é que é mesmo muito complicado para soldar. Segundo depreendo o novo Sonoff dongle também é bom?
Obrigado pela resposta.

Pelas caracteristicas do SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus tem um CC2652P + CP2102N que é o melhor que se pode encontrar na lista de coordenadores zigbee publicado no site do Z2M.
Tem um amplificador que vai até aos 20dBm. Os outros cordenadores com o CC2652R(B) “só” vão até 5dBm.

Com estas caracteristicas e o preço a que estão a vender, acho uma excelente relação qualidade/preço para quem quiser utilizar Z2M ou ZHA.

Isto na teoria… Na prática só testando…

Eu estou à espera de um que deve chegar lá para o natal…

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade