Caixa de som Bluetooth

Senhores,
é possivel adicionar uma caixa de som Bluetooth no HA, como um média player, ligar e desligar, e colocar para tocar algo ?
Uso homeassistant, em um NUC com Ubuntu server.

Nem de proposito:

Meu trabalho no feriado :wink:

1 Curtiu

Diogo, muito obrigado.
Sem querer abusar, mas como eu instalo/configuro isso no HA ?

Esta no readme :slight_smile:

Atenção que com o HASSIO não funciona

E o arquivo bluetooth_speaker.py coloco aonde ?
Não vai nenhum configuração pra apontar para esse arquivo ou para usar custom components ?

Boas, @CarlosMartins.

Esta partilha era de forma genérica e partia do pressuposto que já terias um media_player a adicionado.
Eu não tenho nenhuma coluna Bluetooth, mas tentando ajudar, acho que podes dar uma vista de olhos no custom component do @dgomes.

Ele, para esse propósito usa o Bluetooth directo no host, daí ele indicar que não funciona no Hass.io. Existem formas de contornar isto, fazendo attach do device do host ao container, eu não experimentei mas teoricamente é possível.

Não conheço o teu setup, mas pela tua indicação usas o Ubunto, parece me que tens o HA directo no Ubunto e não a correr em containers (assim sendo o custom do Diogo é aplicavel).

Boas, no caso de uma coluna bluetooth portátil, consegue-se verificar o emparelhamento e/ou emparelhar através do HA para reproduzir rádio por exemplo?

O emparelhamento tem que ser feito por um daemon que pertence ao sistema operativo. Não é expectável trazer essa integração para dentro do HA.

Ainda estou a começar a explorar as potencialidades do HA. Pelo que já pesquisei é possível correr shell commands. Através disto não será possível ativar a pesquisa bluetooth e ligar a coluna?

só precisas de fazer o emparelhamento 1 única vez…

IMHO não vale o esforço trazer o emparelhamento para o HA

Custom components não funcionam no Hass.io?
Tenho um problema para integrar um alarme S1C da broadlink
E como você disse que este custom não funciona, gostaria de saber se existe alguma relação com o meu problema.
Sou novo no Hass.io.
Obrigado.

Eu configurei uma coluna bluetooth e de facto deixei a emparelhamento para o SO, mas tem sido uma tarefa muito ingrata e pedia aqui a vossa ajuda, pois estou certo que já passaram pelo mesmo.

Já fiz a parte de trust, via bluetoothctl, e à primeira consigo fazer o connect e a coisa ainda corre bem por umas horas. Mas depois deixa de funcionar e só com muitas tentativas de “remove” e “trust” e só depois o connect volta a reconhecer o dispositivo.

Se tentar o connect, o erro é “device connect BB:48:A7:E5:46:AA not available”

Depois de tanto experimentar os add, remove, trust, scan… o bluetooth acaba por ficar confuso e só resolvo com um reboot à máquina.

Também sofreram esta instabilidade? Fico na dúvida se é da coluna bluetooth, ou se é do raspberry. Tentei ligar a uma segunda coluna que tenho, mas essa nem consegui emparelhar, porque apesar de a detectar, nunca aceita o connect.

A nível de hardware tenho uma Raspberry Pi Zero W com BT integrado. O HA está instalado nativamente NO SO: Raspbian 8.0

A coluna em que estou a testar é uma TECEVO T7.

Qualquer dica para melhorar esta estabilidade será muito bem vinda!

Viva @dgomes,

Antes de mais muito obrigado por esta partilha.
Do que percebo ao seguir o Readme, já consegui chegar ao ponto de criar o .asoundrc…

Agora, não percebi muito bem como usar a parte do código YAML porque me parece que teria de importar o ficheiro media_player.py para algum lado… Será nos custom_components? Tentei mas mesmo assim não consegui.

Poderia dar mais inputs em como andar para a frente?

Já agora, a minha ideia do Speaker, será de criar um alarme para os fds (que liga uma rádio ou Spotfiy) que só toca mesmo se o IPMA disser que está bom tempo :smiley:

Abraço e obrigado

Sim é colocar o ficheiro media_player.py na pasta custom_components. Não esquecer reiniciar!

Obrigado pela ajuda @dgomes. Só como última nota, o device OEM é o quê? O que encontramos no bluetoothctl?

No meu caso algo deste género: Device A0:E9:DB:09:C3:78 Philips BT2000

Obrigado

Nesse caso é “Philips BT2000”

Muito obrigado @dgomes.

Ainda assim, não consigo ter um media_player nas entities. Penso que seria suposto. Além disso, quando valido a config tenho este erro: Integration bluetooth_speaker not found when trying to verify its media_player platform.

Já tentei colocar no custom_components o ficheiro que tens no GitHub com 2 nomes diferentes: “media_player.py” e “bluetooth_speaker.py”.

Sinceramente, penso qu segui bem os passos. Inclusive, já testei um som via CLI no speaker, e também consegui.

Obrigado pela ajuda,

Gostaria desse recurso no HASSIO, alguem ja!

o media_player.py esta dentro de custom_components/bluetooth_speaker ?

Sim. Neste momento o que acontece é que fica a validar a config mas nem dá erro nem diz que está correcto.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade