Automatizei rega com o chatGPT

Bem pensado em partilhar o que se faz por casa :slight_smile: obrigado pela partilha.

Deixo os meus 50 centimos em relação à minha experiência com o ChatGPT no que toca a HA, sistemas e networking: tenho como fizeste, utilizado-o para melhorias e implementações que dão bons resultados, porém a versão gratuita (v3.5) teve a sua última atualização em Setembro de 2021, pelo que tudo o que tenha ocorrido após esta data ele não sabe. Por exemplo o HA é atualizado e modificado com muita frequência.

ver abaixo a pergunta que acabei de lhe fazer:

Fiz a mesma pergunta ao GPT 4 do Bing. Resposta:

Olá, este é o Bing. Eu sou um chatbot que pode conversar com você sobre vários tópicos e gerar conteúdo criativo. :blush:
A minha base de conhecimento é atualizada regularmente pela equipa responsável pelo gerenciamento da Base de Dados do Microsoft Knowledge Base¹. No entanto, a minha base de conhecimento interna só foi atualizada até algum ponto no ano de 2021 e pode estar desatualizada ou imprecisa. Por isso, eu uso ferramentas internas para pesquisar na web e obter as informações mais recentes.
Uma das ferramentas que eu uso é a pesquisa web do Bing², que me permite encontrar resultados da web, imagens, notícias e muito mais. Por exemplo, eu encontrei um artigo que fala sobre as atualizações do chat no novo Bing³. Segundo esse artigo, a experiência do chat será limitada a 50 conversas por dia e 5 conversas por sessão.
Espero que tenha respondido à sua pergunta. Se quiser saber mais sobre mim ou sobre o que eu posso fazer, pode perguntar-me. :blush:
Origem: conversação com o Bing, 07/09/2023

1 Curtiu

:rofl: é uma resposta tipica: confusa. em suma: está atualizado (desatualizado também) até algures no ano 2021, porém utiliza o motor de busca para apresentar resultados atualizados… :slight_smile:

quer isto dizer que (não linearmente): é autonomo até 2021 a partir dai tem de alguém já ter partilhado na net para o Bing apresentar os resultados.

Ora deixa ver … proporcionalmete … és um adoloscente :rofl:
Apesar de bem “mais antigo” tb me interesso por estas materias, para alem de falta de tempo , tb já não tenho tanta paciencia e capacidade, talvez o chatGPT possa ajudar.

1 Curtiu

Pronto… mas mesmo sendo pouco mais que um “adolescente”, esta não é a minha área de trabalho! Mas é um passatempo do qual gosto bastante e vou aprendendo!

há também o Bard da Google que aparentemente está mais atual que os restantes ChatGPT e Bing.

Em vez de criares uma automação com base nos dias da semana e com base na chuva, não seria mais interessante regar com base na humidade da terra?

Como referi anteriormente, não confio nos sensores de humidade do solo, pelo menos para já.

Bom dia. bem pela minha experiencia de sensores de rega ,e como moro no Algarve ,onde se nao rega um dia de calor seca tudo,conclui que os sensores de humidade ou sao profissionais ou não prestam para nada. oxidam rapidamente devido a eletrolise,deixam de funcionar.,medem mal ou aleatoriamente… enfim. È preferivel usar um sensor de “chuva” . se chuver não rega. terá de ser um sensor que apanhe a agua diretamente no ar tipo funil ou assim.
Basedo na metereologia…tabmem não funciona. hojer da aguaceiros o dia todo.tem tempestades e inundaçoes em parte do pais ,mas aqui no Algarve nem uma gota…ao fim do dia estaria a relva murcha.

O que fiz foi :.rega sempre agora no verão :laughing:… lá está ,se tiver um “sensor de chuva” que até possa ter capaciade de medir a quantidade de chuva, ja ajuda a poupar agua .
assim por pesquisa rapida sem chat gpt encontrei este

Podias explicar como fizeste as ligações entre a fonte, relés e eletroválvulas?
Obrigado

As ligações são simples:

Neutro ligado às eletroválvulas (eu usei um conector Wago para ligar todas), a Fase vai para os Relés (no Comum) e o normalmente aberto (NO) de cada relé, liga no outro fio das eletroválvulas. Aqui podes usar também um conector wago ou uns pequenos fios em U entre relés (que foi o que eu fiz), …

Podia estar mais bonito:

1 Curtiu

Gosto do tupperware :+1: :upside_down_face:

1 Curtiu

::
IP68 !!!
E dos biscoitos do cão!

2 Curtiram

:rofl:

A minha instalação está menos profissional e sem proteção IPMarmita contra os fenómenos atmosféricos, mas está assim:

Basicamente um relé zigbee 4 saídas alimentado por 12vac na entrada, saída para eletrovalvulas alimentada por 24vac (liga ao primeiro na saída do relé para eletroválvula e em shunt para as seguintes), 24vac e 12vac fornecidos por transformador de campainha (tem saída a 6, 12, 18 e 24vac, todas disponíveis ao mesmo tempo), optei por usar 2 voltagens para não ligar 2 fios na mesma saída, disjuntor zigbee 230vac para a bomba e disjuntor diferencial.

2 Curtiram

Esta semana também usei o chatGPT para me ajudar a reescrever algum código, mas nunca pensei em usá-lo para fazer algo tão criativo como escrever o código original.

Foi isto que lhe pedi para fazer:

Adicionando a seguinte condição de teste:

{% set its_alive = state_attr('sensor.studer', 'energy')['hasInverter'] %}
        {% if its_alive == True %}

Este script original:

- name: "Battery SOC Percent"
      state: "{{ state_attr('sensor.studer', 'battery')['soc'] }}"
      unit_of_measurement: "%"
      unique_id: "studer.battsoc"    

Foi substituído pela alteração da ordem e pela adição de uma condição de teste:

- name: "Battery SOC Percent"
      unique_id: "studer.battsoc"
      unit_of_measurement: "%"      
      state: >-
        {% set soc = state_attr('sensor.studer', 'battery')['soc']|float(0) %}
        {% set its_alive = state_attr('sensor.studer', 'energy')['hasInverter'] %}
        {% if its_alive == True %}
          {{soc}}
        {% else %}
          {{ states('sensor.battsoc') }}
        {% endif %}    

Reescreva os seguintes scripts yaml alterando a ordem e adicionando a mesma condição de teste que no exemplo acima:
‘’’

- name: "Battery Power"
  state: "{{ state_attr('sensor.studer', 'battery')['power'] }}"
  unit_of_measurement: "kW"
  device_class: energy
  unique_id: "studer.battpower"

- name: "Battery Temperature"
  state: "{{ state_attr('sensor.studer', 'battery')['temperature'] }}"
  unit_of_measurement: "°C"
  unique_id: "studer.batttemp"

- name: "Battery Voltage"
  state: "{{ state_attr('sensor.studer', 'battery')['voltage'] }}"
  unit_of_measurement: "V"
  unique_id: "studer.battvoltage"

- name: "pv Generation"
  state: "{{ state_attr('sensor.studer', 'power')['solar'] }}"
  unique_id: "studer.solarpower"

- name: "Grid Consumption"
  state: "{{ state_attr('sensor.studer', 'power')['gridGenset'] }}"
  unique_id: "studer.gridpower"

- name: "House Consumption"
  state: "{{ state_attr('sensor.studer', 'power')['load'] }}"
  unique_id: "studer.houseload"

E funcionou?

Já eu estou a tentar criar uma automação para a retirar do node red. A automação no node red funciona bem 90% das vezes, mas tem alturas em que fica a empastar em determinada ordem e não sai dali.

A automação que pretendo consiste no seguinte:
Tenho luzes rgb zigbee nos muros em volta de casa, e pretendo que as mesmas acendam ao pôr do sol, a 1% de intensidade e em branco quente, e que nas duas horas seguintes atinjam os 100% de intensidade e branco frio, isto de forma gradual.
Pretendo também que comecem a fazer o inverso 2h antes do nascer do sol, e que apaguem ao nascer do sol. Pelo meio, provavelmente vou pedir para ter 50% de intensidade entre as 23h30 e as 4h, e avaliar a diferença de consumo das mesmas.
O ChatGPT deu-me uma automação, mas:

• Erro 1: não resultou porque dizia para atingir os 100% de intensidade e os mired pretendidos em 7600s, mas as automações parece que só aceitam 300s
  • Erro 2: deu a automação em 24 repetições para aumentar X brightness_step_pct e Y color_temp_step a cada 300s, mas a automação não funciona com o color_temp_step.
    Agora estou a trabalhar no assunto para ver como fazer isto resultar!

Sim, a utilização do chatGPT funcionou para mim e não houve erros. No meu caso, tinha elaborado o código que queria num bloco e tinha o antes e o depois desse bloco que eu próprio tinha escrito. Depois, só disse ao chatGPT para duplicar o que eu tinha feito em 6 outros blocos, o que eu poderia ter feito facilmente, mas também poderia cometer alguns erros ao fazer a modificação.

Por isso, se trabalhares o código e o fizere funcionar corretamente para uma luz, o chatGPT deve ser capaz de duplicar o código para si em quantos blocos de código quisere para o resto.

Já ponderei fazer isso, mas por enquanto estou a tentar aplicar num grupo de luzes que criei, em vez de tentar de forma individual. Mas cada vez mais me convenço que não ganho nada em criar grupos, parece que a mensagem falha sempre uma entidade!

Que diabo de gradiente de intencidade!!
o que eu faço nas minhas é arrancam a 5% e so ligam para 100% quando os sensores de detecçao(pir) detectarem alguem ou o portão abrir. O que faz uma luz a 50% ou 100% acesa á meia noite se não ha trafego humano? lá está depende do que são os meus 5% e os teus e depende da tua realidade. É so uma ideia…

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade