Automatização da rega do jardim

Olá @maxcalavera, estou prestes a iniciar a implementação nos mesmos moldes. Pode partilhar o esquema de wiring que usou?
Vou usar dois transformadores (12 VDC para o Sonoff 4CH e 24VAC para as electrovalvulas).

@ngmartinho tens tudo o que precisas no post. Qual é a dúvida que tens em relação ao wiring? Já agora porque vais usar 2 transformadores quando podes usar só um. Porquê?

As electrovalvulas são AC, daí os dois transformadores.

Eu estou a usar tudo com o mesmo sem problemas. Qual é a dúvida que tens em relação ao wiring?

A duvida, prende-se como são ligadas as electrovalvulas. Para cada circuito do Sonoff há um NO e um NC.

Tu já tens as eletrovalvulas instaladas? É muito simples. As eletrovalvulas têm 2 fios. Não importa qual é qual… Desses 2 fios vão ligar as 4 eletrovalvulas umas as outras o neutro ou negativo que depois ligas ao negativo do transformador. Depois o outro que sobra vai ligar ao sonoff, uma para cada relay. Tens as fotos de como ligar no tutorial. Se for necessário posso colocar mais fotos.

Vê a imagem abaixo com as ligações que julgo serem as mais simples e práticas. Coloquei apenas duas eletroválvulas, mas o principio da ligação está lá.
Não ligues o transformador AC-AC ao SONOFF :slight_smile:, este precisa de um transformador AC-DC.

Abraço
Mata

1 Curtiu

Essa imagem não está bem explícita. Devias de ter usado a linha a vermelho que vai do sonoff ao transformador. Isso indica que ele ligue tudo ao mesmo fio no transformador…
Eu uso um só transformador problema algum…

Sim, o sistema já funciona com um Hunter X-Core (está com 4 zonas em sequência, duas vezes ao dia).
Obrigado pelos esclarecimentos :+1:

Se precisares de fotos avisa. Mas se já tens tudo montado é só ligar o fio que vem das 4 eletrovalvulas ao negativo do transformador e os outros 4 provenientes de cada eletrovalvula a cada um dos relays.

1 Curtiu

Tem de ser o sonoff 4ch pro ou o normal também dá? Qual a diferença entre eles?

O normal não dá por ter 220v na saída dos relés…

Obrigado pela resposta. Já está um pro r2 a caminho que está em promoção na bangood por 17.78€

Podes partilhar a configuração que tens no sonoff 4ch?

Não tenho nada de configurações no sonoff para além do mqtt… :thinking::thinking:
É só configurar o mqtt e meter o código no HA e está a bombar…

Onde compraste essa caixa de electricidade?

Estas caixas podes encontrar em qualquer casa que venda material de eletricidade. É uma caixa com calha.

Boas,
Excelente trabalho.
Vou automatizar o jardim e aqui está uma grande ajuda.
Como ainda não comprei as eletrovalvulas, que cuidados devo ter?
Entretanto fiquei com uma dúvida… é preciso dois transformadores ou não?
Obrigado.

1 Curtiu

Só precisas de um transformador de 24v.

Posso saber onde compraste o transformador?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade