Aprenda a usar o node looptimer e looptimer advanced! Faça uma lâmpada piscar!

Como o próprio nome já informa com o node looptimer é possível criar um loop por um dos caminhos do node e quando ele recebe um payload com a mensagem “stop” o node muda o caminho para o de baixo.

1

No node looptimer na opção Loop Every podemos escolher o intervalo de tempo em que será enviada mensagem para o loop. Podemos escolher entre segundos, minutos e horas.

Em Max Loops escolhemos a quantidade de loops que serão feitos.

Em Max Timeout podemos garantir que não termine com um loop infinito, você pode definir um tempo limite máximo em segundos, minutos ou horas, e quando esse tempo for atingido, o loop e o cronômetro também serão interrompidos.

2

A diferença entre o node looptimer e o looptimer advanced é que no advanced temos mais opções, podemos escolher entre milissegundos e dias além das outras opções em Loop Every e em Max Timeout.

Para instalar o node looptimer advanced vá no menu no canto direito superior e clique em Manage palette.

Clique em Install e escreva ao lado da lupa “looptimer” ao achar o looptimer advanced clique em Install para instalar.

Agora vou mostrar com um exemplo como o node looptimer é usado.

A lógica: Quando o alarme for acionado o node looptimer advanced irá acionar as luzes do corredor que estarão vermelhas e a cada 500 milissegundos em loop as lâmpadas em toogle acenderão e apagarão (fazendo elas piscarem).

Quando o alarme for desarmado o node change enviará um payload com a mensagem stop para o node looptimer advanced que parará o pisca-pisca e mudará a cor das luzes para branca.

É isso, um abraço!

Tenho uma duvida relacionada com o assunto a que te referes,

é possível criar um loop associado a um dispositivo no Home assistant usando as automações da plataforma?

Quero pôr uma lâmpada intermitente mas não utilizo nodered nem nada semelhante, apenas a plataforma básica do homeassistant.

Olá, não sei como seria possível criar um loop usando o “automações” pro próprio Home Assistant mas recomendo fortemente o uso do Node-red, ele é extremamente simples e prático o uso. O problema é conhecer a interface e a função de cada node mas isso você pode aprender e aqui no fórum tem muita informação.

Se quiser aprender recomendo começar por esse aqui e os tutoriais que estão como “tutorial básico” já vão facilitar muito o seu aprendizado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade