Adquirir preços OMIE

boa noite,

seria possivel criar um pequeno tutorial de implentacao? os graficos e valores sao precisamente o que andava à procura para ter algum track sobre os valores da minha venda de excedente (tenho contrato com a LuzBoa).

Olá,

eu uso a integração “Scrape” do HA . Esta integração “vai” periodicamente ao site da omie e “lê” o campo preço médio para Portugal que corresponde ao preço de venda do dia seguinte e armazena esse valor num sensor que depois podes usar como quiseres. Eu inclusive uso esse sensor no painel Energy do HA e sei a qualquer momento quanto e por quanto vendi hoje, ontem, este mês, no mês anterior, este ano, etc…

parece-me uma perfeita integracao para controlo de valores

Para quem ainda não usa a integração Scrape para obter o valor da energia (indexado ao omie) do dia seguinte e quer experimentar:

No HA: settings → integrations → + Add integration → Scrape

Preencher os seguintes campos:
Resource: https://www.omie.es/pt
Method: GET
Select authentication method: basic

→ Next:

Preencher os seguintes campos:
Name: nome a dar ao sensor ex: Preço Energia OMIE
Select: #portugal_average.value
Index: 0
Value Template: {{ ((value | replace (",", “.”) | float) / 1000) |round(5) }}
Device Class: monetary
State Class: measurement
Unit of measurement: €/kWh

– > Submit

E já está. O sensor é criado no HA e é periodicamente actualizado com o valor publicado na página da omie. Na omie, às 12:00h de cada dia é publicado o valor de venda para o dia seguinte.

4 Curtiram

MVP!
ia fazer precisamente o pedido para essa informação.

PS: Parece haver um problema com uns chars no Value Template
de forma a corrigir fica aqui o codigo

{{ ((value | replace (",", ".") | float) / 1000) | round(5) }}
2 Curtiram

alguma possibilidade de transformar os dados reportados no grafico para apexchart?
ando a tentar fazer a conversão mas a complexidade da coisa não se está a provar facil na migração (e aparentamente o custom:chartjs-card tem algum comportamento temperamental com alguns browsers :frowning:

Cá para casa criei um script para ler os preços do Mercado Diário e do Mecanismo de Ajuste MIBEL que estou a usar com um Command line Sensor:

sensor:
  - platform: command_line
    name: omie_daily_spot_avg_pt
    command: "python3 /config/omie.py spot"
    value_template: "{{ value_json.spot_prices_pt.avg / 1000 }}"
    json_attributes:
      - time
      - header
      - source
      - spot_prices_pt
    unit_of_measurement: 'EUR'
  - platform: command_line
    name: omie_daily_ajuste_avg_pt
    command: "python3 /config/omie.py ajuste"
    value_template: "{{ value_json.ajuste_prices_pt.avg / 1000 }}"
    json_attributes:
      - time
      - header
      - source
      - ajuste_prices_pt
    unit_of_measurement: 'EUR'

É uma alternativa que deve ser um pouco mais fiável do que o Scrape. Depois com um Template Sensor faço umas contas para chegar mais ou menos ao preço de venda da Coopérnico.

https://gist.github.com/luuuis/25a1030327a6ff9713a5a6747ebb6154

PS Também pode ir buscar valores passados, basta especificar a data que se quer.

Viva,

Aqui, utilizei um scrap ao valor diário:

na realidade são 3 scrapes singulares em vez de 1 unico a puxar a informação dos 3 valores correto?

por acaso fiz 4 scrapes:

  • média
  • minimo
  • máximo
  • volume

Para o gráfico q apresentei só usei o máximo.

Alguém tem noção de como obter os valores intra-diários horários ?
O contrato que tenho com a Coopernico usa valores horários, e gostava de os ir monitorizando.

Os valores horários do mercado diário ou do mercado intradiário? É que são coisas diferentes. O script que partilhei em Adquirir preços OMIE - #13 por luuuis só consulta o mercado diário, quem quiser ir ao mercado intradiário terá de adaptar para fazer mais do mesmo.

O exemplo no GitHub mostra como configurar os seguintes sensores:

  1. omie_daily_spot_pt : assume os valores horários do mercado diário (determinados na véspera)
  2. omie_daily_ajuste_pt: assume os valores horários do mecanismo de ajuste (valores provisórios até ao fim do dia)
  3. omie_tomorrow_spot_pt : assume os valores horários do mercado diário para o dia seguinte(determinados na véspera)
  4. omie_tomorrow_ajuste_pt: assume os valores horários do mecanismo de ajuste para o dia seguinte (valores provisórios até ao fim do dia)

As médias do dia estão disponíveis como atributos e também se podem fazer sensores para as médias usando um Template Sensor.

Aqui está um gráfico que usa esses sensores para visualizar a compra à Coopérnico (valores horários, tarifa bi-horária) e venda de excedente à Luzboa (média diária), valores já com as comissões.

E aqui usando a média diária também com tarifa bi-horária.

@luuuis para confirmar que nao fiz asneira na configuração do meu lado, os valores de ajuste_pt têm estado sempre a 0 correto, pelo menos pelo txt do site é o que noto.
ja agora como está a calcular os valores da Luzboa (que tb é a entidade com quem tenho a venda de excedente) e a Coopernico (no meu caso é Endesa)?
O seu grafico mostra toda a informação util para se ter uma ideia de custos diários de forma excelente!
O meu mostra qualquer coisa assim:


sendo que o power cost estou somente a somar os valores de vazio, cheia e ponta (tenho tarifario simples mas o contador extrapola os 3 horarios) usando a integracao da ERSE mas nao tenho nada que considere realmente o custo do excedente.

Hoje está a 0 mas até tem estado negativo.

Tenho alguns Template Sensor que usam as fórmulas publicadas pelas respectivas entidades e com base nos sensores OMIE. Em breve irei partilhar o código dos mesmos quando tiver isto mais consolidado.

1 Curtiu

Quem gosta de ter a papinha toda feita tem agora a Integração OMIE: preços horários, diários, mecanismo de ajuste.

4 Curtiram

Vou expor aqui a dúvida existencial, a ver se alguém já se deparou com isto.

Tendo em conta a diferença horária entre Espanha e Portugal, o preço da primeira hora do mercado diário para 26/02 corresponde às 23:00 de 25/02 em Portugal? Ou corresponde às 00:00 de 26/02, o que seria estranho pois a essa hora em Espanha já é 01:00 e o valor já é mais baixo.

Estive a tentar encontrar onde isso está escrito e não encontrei, mas tenho como referencia que a hora 1 é o período entre as 0:00 e a 1:00 CET, portanto entre as 23:00 e as 24:00 portuguesas.

Boa tarde a todos,

No caso da Coopernico, os valores kWh horários cobrados são os valores OMIE publicados no dia anterior?
Já tive Indexado com a Luzboa, mas era a media mensal. Sabendo os preços/hora do dia seguinte penso que consigo poupar bastante.

Olá Gustavo não sei se tens acompanhado o trabalho desenvolvido Aqui.

É verdade o que dizes em relação a Luzboa mas também é verdade que essa poupança pode ser irrisória ou não dependendo de muita automação que terás que ter para tornar isso fiável .Não creio (,julgo) que estarás todo o tempo em casa para ligar máquinas e afins nas horas ditas mais baratas.

Sim, estou a seguir o thread que indicas desde ontem, ainda não li tudo.

No meu caso tenho dois grandes gastadores de energia: o termoacumulador e o ar condicionado.
Tenho também possibilidade de ligar/desligar/automatizar virtualmente tudo o que é electrico em casa, incluindo luzes e tomadas individuais, incluindo remotamente.
A minha ideia era transferir o aquecimento de água para as horas mais baratas depois dos banhos do fim de trade e antes dos banhos da manhã, o que será o mais fácil porque o consumo do termoacumulador é sempre o mesmo.
Em relação aos restantes electrodomésticos, seriam programados manualmente para o período mais barato seguinte.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade