1º Dia no Home Assistant

Bom dia,

Pessoal, meu primeiro dia com o Home Assistant, acabei de receber o meu Intel NUC.
Vou proceder a instalação e configuração logo, mas tenho algumas duvidas gerais, basicamente de material que não tenho e vou precisar para os meus automatismos:

GATEWAY, qual aconselham ?
SENSOR DE PORTA, qual aconselham?
INTERRUPTOR ESTORES, qual aconselham?
MEDIDOR DE CONSUMO ENERGIA DA CASA, qual aconselham?

Obrigado

Bem vindo ao fórum da CPHA @Pedro_Moreira e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Tentando ser o mais sumário possível:

  • NUC: Proxmox com VM em Ubuntu e script do hass.io. Tens um tutorial aqui no fórum com todos os passos.
  • GATEWAY: Presumo que seja para zigbee. Neste caso tens 3 soluções dependendo do teu objectivo:
    • CC2530 (<20€, limitações de devices e range) ideal só para sensores.
    • Gateway da Xiaomi (<40 €, limitações de marcas,…) ideal para o eco sistema da marca e um ou outro equipamento.
    • Conbee II (~40 €) maior compatibilidade e versatilidade com inúmeros marcas e tipos de devices. Existe integração oficial com o ZHA.
  • SENSOR PORTA: Xiaomi zigbee de porta/janela.
  • INTERRUPTORES DE ESTORES: Shelly 2.5 ou BH.
  • MEDIÇÃO DE ENERGIA: Shelly (EM ou 3EM) ou BH.
2 Curtiram

OBRIGADO !!

Minha escolha vai para o Conbee II.
Pode ficar ligada directamente no NUC ?

Qual é a vantagem de ter Proxmox ? Estava a pensar deixar so a rolar em HA.

Sinceramente, só encontro vantagens.

Ter proxmox e o HA numa VM, não será diferente de outra qualquer VM e as naturais vantagens da virtualização.

Em resumo e para quem está a começar, poderia apontar talvez para a que consigas dar maior valor: tempo, gestão da expectativa e experiência. Ou seja, no caso em que tenhas alguma dificuldade ou incerteza em poder estragar alguma configuração, podes com 1 click e em poucos segundos fazer um snapshot, testar o pretendido e caso não tenhas sucesso ou estragues algo que seja de difícil resolução… basta 1 click para fazer rollback em poucos segundos voltares ao ponto em que estava tudo bem. Muitas outras podia apontar… mas, recomendo que procures sobre o tema que já foi largamente discutido aqui no fórum.

1 Curtiu

No que respeita a Conbee II, a resposta é sim. Pode ficar ligada diretamente.

Podes também colocar em outro local se ligares a algum outro equipamento (raspberry,…), visto funcionar como um serviço de gateway.

1 Curtiu

OBRIGADO !

Não expliquei bem a minha duvida, vou fazer a minha pergunta de outra forma:

Tens mais alguma VM a rolar em simultâneo ?

Podes colocar quantas VMs conseguires dentro do limite físico do cpu, ram, disco,… ter 2 ou 3 (no caso do HA) e mais ou menos dependendo de outros tipo de vm é possível sem grandes problemas para um celeron recente com 8 gigas de RAM .

Bom dia Pessoal,

Vamos lá continuar com as duvidas, só vou conseguir instalar na sexta o HA passa a explicar a ordem de planos para verificarem por favor se está alguma coisa em falta:

  • Montar Intel NUC
  • Instalar Proxmox
  • Instalar HA
  • Configurar HA, para aceder fora da rede DNS
  • Configurar Rede, abrir as portas do Router
  • Configurar Acesso APP telemóvel
  • Criar 2 utilizadores
  • Addon MQTT
  • Addon Telegram
  • Addon NODE-RED
  • Addon Alexa
  • Addon Google Assistent
  • Instalar TASMOTA em todos SONOFF
  • Configurar MQTT no TASMOTA´s
  • Começar a festa …

Falta algum passo para começar ?
Fariam de maneira diferente?

Obrigado

Recomendaria seguires esta série de tutorias. Foram criados precisamente para quem está a iniciar:

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade