HA + Bosch SHC - O Apartamento das Colinas do Golfe

Olá a todos! Esta é a minha primeira intervenção aqui no fórum que espero também que sirva como uma “breve” apresentação.

Sendo um tópico que despertou o meu interesse desde muito cedo, o mundo das casas inteligentes não é novo para mim. Começou, salvo erro em 2006 quando li um artigo completo numa revista espanhola que se chamava “Todo Linux”. O Artigo explicava o que era o “MisterHouse” e como instala-lo. Para quem não conhece, o MisterHouse foi provavelmente o primeiro (ou dos primeiros) software open source para home automation. Desenvolvido em perl, era simples de adicionar novos scripts (integrações) mas era um pesadelo de personalizar aquela interface horrível. Mas funcionava sem grandes problemas.

Foi graças a esta primeira interação que começei a aprofundar o meu conhecimento sobre as várias tecnologias para domótica, O primeiro contacto, foi com módulos X10, uma tecnologia mais frequente nos EUA do que na Europa, atualmente obsoleta, que enviava pequenos telegramas através da própria rede elétrica. Não era muito fiável mas era relativamente barata e permitiu-me iniciar-me neste tópico, com pequenas experiências e automações. Módulos esses que ainda hoje guardo com algum apego, mas que naturalmente já não uso. Rapidamente percebi que o X10 tinha sérias limitações e comecei a investigar o European Installation Bus - EIB - Atualmente conhecido como KNX. Sendo este que eu hoje considero o gold standard para qualquer instalação minimamente robusta, quando existe disponibilidade financeira e técnica para tal. Apesar de não ser a minha profissão, tive a oportunidade de ter uma pequena formação de KNX numa multinacional alemã onde trabalhei e que é também um dos grandes fabricantes de material KNX, entre outros. Estou familiarizado com o assunto, embora não seja nenhum expert por assim dizer.

Vou-vos falar também do meu projecto, que tenho estado a implementar no meu apartamento. Já conhecia o Home Assistant, porém, nas suas primeiras versões achei que tinha uma curva de aprendizagem e toda um conjunto de acrónimos extremamente confusos e por vezes redundantes. Penso que atualmente esta questão já está resolvida e por isso acabei por me render em 2021 (quase 2022 :P). Utilizei durante algum tempo, o OpenHAB (a implementação de referência do Eclipse Smart Home), porém acabei por desistir por também ser relativamente complexa e confusa e bastante instável.

Decidi começar este projecto para assegurar o conforto adicional que a domótica proporciona, para além da potencial valorização futura do património em si. Queria desde logo e como mínimo:

  • O controlo de:
    • Estores
    • Iluminação
    • Alarmes (Intrusão e Técnicos)
    • Tomadas
  • Cenários
  • Automação
  • Controlo e Acesso fora de casa

E o mais importante: Queria algo que pudesse ficar na casa a funcionar, mesmo se eu um dia mudar para outra. Ou seja, teria de ser um sistema bastante autónomo e com o mínimo de intervenção possível. Um sistema para “hobistas” que dominam python e yaml estaria desenquadrado - para além do potencial de problemas/instabilidade (Estou a olhar para vocês, cartões microSD). Teria de ser uma solução off the shelv.

Pensei inicialmente numa solução KNX RF da Hager - Conviva - cujo o custos não seriam “muito” elevados. Hoje o KNX já consegue ser relativamente acessível. porém o facto da instalação da solução necessitar de um integrador para ser instalada fez-me mudar de ideias. Todavia penso que atualmente isto já não é assim.
Acabei por adoptar uma solução baseada em ZigBee e um protocolo proprietário RF (Um copycat do HomeMaticIP). Esta solução é da Bosch e apesar de ter uma parte proprietária RF (apenas o controlo dos estores está assim) cumpre os meus requisitos. No final ainda disponibiliza uma API que é publica e está documentada e que até já está parcialmente integrada no HA. A solução tem um rádio ZigBee que é utilizado para a comunicação com os sensores dos alarmes, embora, para o controlo de iluminação, a Bosch recomenda a integração com uma bridge Philips Hue, que também adicionei ao conjunto.

Dito isto, tenho atualmente toda a domótica praticamente funcional com todos os pontos que enumerei. Tenho também o HA em paralelo integrado com a Bosch. Se o HA por algum motivo sair do conjunto, continua tudo funcional, embora com menos integrações. Espero assim poder ao longo dos próximos tempos, aprofundar o meu conhecimento sobre o HA e contribuir com a parte que me cabe para esta comunidade.

Abaixo, as fotos do conjunto:



NOTA: Aquelas caixas de rack, irão substituir o form factor dos NUC’s. A ideia é colocar os NUCs ali dentro. Projecto para outro tópico :slight_smile:

5 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade